Pilares de viaduto são montados no canteiro de obras

Método usado para construir vigas gigantescas que vão sustentar via economiza tempo e agiliza trabalho.
 
Tecnologia é palavra-chave nas obras da Transoeste. Além do esperado Túnel da Grota Funda, que vai ligar a Barra da Tijuca a Guaratiba, os viadutos têm destaque na construção. E é no próprio canteiro de obras que as vigas gigantescas são moldadas a poucos metros de onde irão, bloco a bloco, se transformar em via.

As vigas, já montadas e prontas para serem erguidas e encaixadas no solo

– A gente resolveu fazer esse viaduto em viga pré-moldada, porque agiliza muito o processo e temos espaço para fazer as moldagens no próprio local. Além de ser mais econômico, está mais próximo, é só pegar um guindaste e colocar – explica o engenheiro Alexandre Risso, da Secretaria Municipal de Obras do Rio, referindo-se à via elevada que está sendo montada perto do túnel.

Primeiro é feita a sondagem do terreno, para saber o tamanho e o tipo das estacas que serão usadas, depois elas são cravadas no local. Em seguida, é feito o coroamento das vigas e a construção dos pilares, também moldados no local. A partir daí eles vão se encaixando e tomando forma.

Engenheiro Alexandre Risso, da Secretaria Municipal de Obras do Rio: “Conforto e praticidade”

– Isso é conforto, diminuição de custos e melhoria na qualidade de vida da população, prejudica menos do que ter que trazer essas vigas pelas ruas. Se não, teríamos que andar com um veículo grande na área urbana – argumenta Risso.

Segundo o engenheiro, o método acelera a construção e diminui seu tempo de conclusão em até um mês. O mesmo processo foi feito no viaduto Orlando Raso, na Avenida Salvador Allende, o primeiro da via ficar pronto. O mais novo, que vai ligar a Avenida das Américas ao Túnel da Grota Funda, passa por cima da Estrada do Pontal, que servirá de retorno para quem quiser voltar em direção à Barra da Tijuca.

Fonte:http://www.cidadeolimpica.com/htm/materia.php?pagina=transoeste&materia=069

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s