Confea e Creas fiscalizarão empreendimentos relacionados à Copa do Mundo

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) decidiu fiscalizar as obras dos empreendimentos relacionados à Copa do Mundo de 2014. Um plano de ação foi aprovado na última sexta-feira (7) pela equipe do Projeto Fiscalização do Exercício Profissional, do Confea, e pelos representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) cujas capitais sediarão os jogos.

Segundo o Confea, o objetivo da ação é garantir que sejam atendidas as exigências legais e a legislação do Sistema Confea/Crea. O plano foi pensado a partir das audiências públicas realizadas pelo Confea entre março e agosto de 2011 nas cidades-sede da Copa.

“A prioridade da ação é verificar Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), registro de profissionais e empresas e registro de profissionais estrangeiros que estejam envolvidos com as obras. No entanto, a fiscalização não se limitará aos documentos”, diz o Confea.

De acordo com a entidade, foi elaborado um check list para cada tipo de obra. Entre os fatores que deverão ser verificados estão as condições da drenagem, do gerador, da vigilância eletrônica, de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, da estação de tratamento de água e esgoto, dos portões automáticos e interfones, da energia solar, da central de ar-condicionado, do para-raios, das escadas rolantes, da irrigação, da engenharia de segurança do trabalho, da impermeabilização, das estruturas metálicas, entre outros inúmeros fatores relacionados às profissões

As fiscalizações deverão ser iniciadas no dia 24 de outubro e irão até o dia 4 de novembro. Após a ação, cada regional fará um relatório de fiscalização e todos serão compilados pela equipe do Confea para um relatório nacional final. Durante a fiscalização, também será criado um cadastro específico dos empreendimentos da Copa, que fornecerá o histórico das visitas já realizadas e ARTs e notificações já emitidas.

FONTE: http://www.piniweb.com.br/construcao/carreira-exercicio-profissional-entidades/confea-e-creas-fiscalizarao-empreendimentos-relacionados-a-copa-do-mundo-238889-1.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s