Especialistas apresentam sistemas construtivos residenciais

Cada vez mais o setor busca alternativas para tornar a construção mais rápida e com menor custo. Com o objetivo de apresentar novas tecnologias para agilizar a construção, diminuindo o preço e mantendo a qualidade, a Editora PINI realizou hoje (18), em São Paulo, o seminário Sistemas Construtivos para Construção Residencial, como parte do ConstruTech 2011.

Quatro sistemas construtivos foram apresentados durante o evento: Steel Framing, pelo arquiteto Alexandre Mariutti, Sistema Construtivo de Painéis Portantes de Concreto, pelo engenheiro Otávio Pedreira de Freitas, Wood Framing, com palestra do engenheiro Lucas B. Maceno e Sistema de Painéis com Blocos Cerâmicos, pelo engenheiro Marcelo Bergamaschi. Já o engenheiro Nilton Nazar mostrou as fôrmas e escoramentos adequados para edifícios residenciais.

Steel Frame nas obras de habitação popular

Praticamente todos os palestrantes confirmaram a necessidade da industrialização do setor. “Para suprir o déficit habitacional que existe hoje no mercado, é necessário que o setor da construção civil se industrialize. Esse problema não será solucionado se continuar se construindo da forma que se constrói hoje”, disse o arquiteto Alexandre Mariutti.

Sistemas de fôrmas para obras econômicas

Os palestrantes também debateram sobre a normalização dos sistemas construtivos. É recomendável que, na inexistência de uma norma brasileira para determinado sistema, busque-se referências em normas internacionais ou a certificação pelo Sistema Nacional de Aprovações Técnicas (Sinat). “O problema é que os laboratórios para a certificação estão saturados e o processo está demorando muito”, observou Marcelo Bergamaschi, da JetCasa.

Resistência do wood frame ao fogo

FONTE: http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/especialistas-apresentam-sistemas-construtivos-residenciais-239254-1.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s