Conforto: projeto da cobertura do estádio do Castelão é apresentado

Cobertura foi desenvolvida por empresa portuguesa, que garante 100% de proteção contra sol e chuva ao torcedor

 
 
Secopa apresenta projeto da cobertura do Castelão (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)
 Secopa apresentou projeto da cobertura do
Castelão

A Secretaria Especial da Copa (Secopa) apresentou, na manhã desta quinta-feira, o projeto da estrutura metálica e da cobertura da Arena Castelão. Para executar a obra foi contratada a empresa portuguesa Martifer Metalic Constructions, responsável também, nesta Copa do Mundo, pela cobertura da Fonte Nova, em Salvador.

– Estamos muito felizes com esta parceria estabelecida. Estamos tendo a oportunidade de receber aqui no Ceará uma empresa totalmente competente em cobertura de estádios, com a certeza de que dará uma boa imagem ao Castelão – disse Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa.

O projeto da estrutura metálica foi desenvolvido pela Martifer durante os últimos oito meses. Pensando nas altas temperaturas de Fortaleza durante quase todo o ano, a cobertura projetada terá uma revestimento termoacústico para proporcionar uma sensação térmica mais agradável, não absorver calor e permitir a circulação do ar. O isolamento acústico também está garantido. Além disso, haverá uma área de 6 mil m² de policarbonato que vai evitar o sombreamento e o contraste nas transmissões televisivas.

Durante toda a apresentação, o CEO da Martifer, Jorge Martins, fez questão de ressaltar o conforto e segurança do projeto para a cobertura da Arena Catelão, que protegerá o torcedor 100% dos efeitos do sol e chuva.

– Com a nova cobertura haverá um conforto adicional. O Estádio se transforma em uma sala de espetáculo, por toda a acústica e por obedecer a todas as recomendações da Fifa. O torcedor não vai sofrer por causa de chuva e sempre haverá sombra por todo o Estádio – declarou Jorge Martins.

As primeiras peças da cobertura já foram desenhadas e estão em fase de fabricação. Parte delas virá das fábricas da Martifer no exterior. No entanto, a maioria virá da fábrica que está sendo concluída em Pindamonhangaba, no estado de São Paulo. Segundo o cronograma apresentado pela Martifer, as primeiras peças devem começar a chegar ao Castelão entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012. A conclusão da cobertura está prevista para agosto do próximo ano.

Além do trabalho no Castelão, a Martifer executará o projeto de estrutura metálica e cobertura da Fonte Nova. A empresa portuguesa foi responsável pela mesma estrutura em dois dos mais modernos estádios da Europa: o Estádio da Luz, em Lisboa; e o Estádio do Dragão, na cidade do Porto. Ambos foram utilizados na EuroCopa 2004. Para a EuroCopa 2012, a empresa está finalizando a estrutura do Estádio Gdansk, na Polônia.

Números da estrutura metálica e cobertura

3 mil toneladas
19 mil e 500 peças
120 mil parafusos de fixação
30 mil m² de cobertura

Maquete da Arena Castelão (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)

Maquete da Arena Castelão. Cobertura garante 100% de proteção contra o sol e a chuva ao torcedor.
(Foto: Diego Morais / Globoesporte.com

Fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/10/conforto-garantido-castelao-mostra-projeto-da-cobertura-do-estadio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s