Mineirão recebe pré-moldados para construção de esplanada

Área onde funcionará o estacionamento e serviços do estádio será composta por mais de 4 mil peças

Sylvio Coutinho/Divulgação

As obras de reforma do estádio Mineirão entraram, nesta última semana, em uma nova fase. Começaram a chegar aos canteiros as estruturas de concreto pré-moldadas para construção da esplanada, onde funcionará o estacionamento e área de serviços do estádio.

Pilares já começaram a ser montados

A estrutura pré-moldada da esplanada será composta de 530 pilares, 556 vigas e 3.815 lajes pré-moldadas. Os elementos que compõem a estrutura terão montagem assim que chegarem ao canteiro, sem necessidade de estocagem.

“Visando à otimização de tempo e recurso, as peças são montadas concomitantemente com a descarga dos caminhões de transporte. Este procedimento nos proporciona menor prazo de execução bem como reduz a movimentação de guindastes no canteiro de obras”, explica Ricardo Barra, presidente do consórcio Minas Arena, responsável pela terceira etapa da reforma do Mineirão.

Na execução do bloco de fundação é feito um nicho, no centro da peça, para receber o pilar logo após sua chegada. No caso da esplanada do Mineirão, o bloco de fundação é sustentado  por sistema de hélice continua. A profundidade de cravação das estacas ficou em torno de 15 m a 17 m e as fundações devem suportar carga entre 40 mil kg e 50 mil kg.

Depois da montagem dos pilares, vigas e lajes, começará o lançamento de concreto sobre as lajes. “Como o sistema construtivo é pré-moldado, esta capa de concreto se faz necessária para a complementação e bom funcionamento de todo o conjunto”, afirma Barra. A previsão é que esta fase do projeto seja concluída em junho de 2012.

O custo de construção da esplanada, anexos e estacionamento é de R$ 228,1 milhões. O empreendimento é realizado por meio de uma Parceria Público-Privada. Depois da obra, o consórcio vai explorar o estádio por 27 anos.

Fonte:http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/mineirao-recebe-pre-moldados-para-construcao-de-esplanada-240718-1.asp

Anúncios

2 comentários sobre “Mineirão recebe pré-moldados para construção de esplanada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s