Metade das 49 obras de mobilidade urbana para a Copa ainda não tem licitação

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou ontem (1º) um relatório sobre as licitações relacionadas à Copa do Mundo de 2014 nas áreas de infraestrutura de aeroportos, mobilidade urbana, estádios e turismo. Segundo o relatório, existe a preocupação sobre o andamento das obras nessas áreas e sobre o prazo para a conclusão.

A maior preocupação está relacionada às obras de mobilidade urbana. O relatório aprovado pelo plenário do TCU aponta que, de 49 empreendimentos na área, apenas oito já têm contratos de execução da obra assinados e, desses, somente quatro já tiveram algum desembolso. Mas o que mais preocupa é o fato de que 24 desses projetos ainda não tiveram a licitação iniciada, o que corresponde a 48,9% de todas as ações para mobilidade urbana.

“Temo que essas intervenções de mobilidade, a serem inevitavelmente realizadas às pressas, baseiem-se em projetos sem o devido amadurecimento quanto ao seu detalhamento técnico; e mesmo quanto à sua viabilidade. Preocupa-me o risco de conceber uma herança que não corresponda às reais necessidades da população ao término dos jogos”, diz o ministro Valmir Campelo, relator do levantamento.

O relatório também indica preocupação com as obras nos aeroportos. O TCU recomenda atenção especial às obras aeroportuárias com previsão de término para o último trimestre de 2013, mas ainda não contratadas. Das 31 intervenções nos doze aeroportos, pelo menos doze têm previsão de término entre outubro de dezembro de 2013 e ainda não estão contratadas.

Com relação aos estádios, o TCU afirma que não se identificou obra que esteja inviabilizada por conta de prazos insuficientes para a sua conclusão, mas destacou a situação nos estádios Beira-Rio e Arena da Baixada, que estão com as obras interrompidas e ainda não iniciadas, respectivamente.

 

FONTE: http://www.piniweb.com.br/construcao/infra-estrutura/metade-das-49-obras-de-mobilidade-urbana-para-a-copa-242677-1.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s