Ceará receberá dez parques eólicos

Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizado ontem (21) para a construção de dez parques eólicos no Ceará teve como vencedores o consórcio formado pela Alupar e Furnas. Os parques serão construídos no município de Aracati (CE), para a geração de 204 MW de energia eólica a partir de janeiro de 2016.

O preço vencedor foi equivalente a R$ 110,00 MW/h, um deságio de cerca de 5% sobre o inicial. Os investimentos totais serão da ordem de R$ 800 milhões.

As empresas vencedoras selecionaram aerogeradores fabricados pela alemã Fuhrländer, com uma potência de 2.500 W cada. A boa potência do aerogerador permitiu uma redução no número de torres a serem instaladas.

O equipamento tem uma altura de 141 m, alcançando uma altura tal onde os ventos são menos sujeitos a interferências. “Como em um rio, cujas maiores velocidades estão no centro, o mesmo acontece no ar: quanto mais alto, mais livre das rugosidades do solo, e melhores as velocidades”, compara o gerente de planejamento da Alupar, Mauro Beneffato.

Outra característica do equipamento, cuja tipologia nunca foi instalada no Brasil, é sua estrutura: ao invés de torre tubular, seja metálica ou de concreto, ela é feita em treliças. Segundo Beneffato, essa estrutura permite que se alcancem alturas maiores.

Ao invés de estruturas tubulares, o equipamento conta com torres treliçadas que, segundo o consórcio, não comprometem a dinâmica do aerogerador. O diâmetro das pás é outro diferencial, com 104 m de diâmetro, para ventos classe 3. “O Nordeste tem um vento entre classe 2 e 3, de moderado a fraco. Com equipamento classe 3, para o vento mais fraco, com um vento mais forte, o aproveitamento é melhor”, explica Benaffato.

FONTE: http://www.piniweb.com.br/construcao/nordeste/ceara-recebera-dez-parques-eolicos-243771-1.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s