Estádio Nacional de Varsóvia: A arquitetura que vai encantar a EuroCopa 2012

O Estádio Nacional de Varsóvia foi idealizado no local do antigo Stadion Dziesięciolecia (Estádio Décimo Aniversário) que foi construído em 1955.

Seus 313 m de comprimento e 280m de largura com uma agulha que paira sobre o campo com 97 m de altura se encaixam perfeitamente no cenário arquitetônico de Varsóvia.
A construção foi feita especialmente para a EuroCopa 2012 que será disputada em oito sedes divididas igualmente entre Polônia e Ucrânia.

Projeto

A autoria do projeto de arquitetura é dos escritórios J.S.K. Architekci, da Polônia e dos alemães do Von Gerkan, Marg und Partner (GMP). Um dos requisitos do governo polonês foi que a topografia do terreno não sofresse grandes intervenções.
Para isso, os arquitetos projetaram o gramado do estádio cerca de 8 m mais alto que o antigo, para que fosse possível a construção de quatro pavimentos no subsolo, sendo que só dois deles tiveram que ser escavados.
A construção chama a atenção pelo revestimento externo de membrana transparente e vidro, que é iluminada durante a noite nas cores vermelha e branca, da bandeira da Polônia, e pela cobertura móvel de membrana tensionada.
O projeto é composto de basicamente duas camadas com um teto retrátil, 55 000 assentos para torcedores, 69 camarotes, 106 assentos para deficientes.
Possui também um clube fitness de 2.400 m², salas de conferência escritórios, quatro restaurantes, lojas, o museu do esporte e clube de torcedores.

A Construção

A construção teve início em 2009 e foi realizada pela construtora austríaca Alpine.
Durante a primeira fase da construção, foram realizadas a demolição e terraplanagem. Devido às condições geológicas complexas, foi também necessário a construção de fundações especiais. No total, mais de 2.000 estacas com um comprimento médio de 32 m somando um comprimento total de 66 km foram utilizadas na fundação.
Na segunda fase de construção, foram realizadas as obras de betão armado, os pré – moldados de concreto, aço e cabos. Como também toda a construção das áreas internas do estádio.

Arquibancadas

A parte interna, onde ficam as arquibancadas e instalações do estádio, foi construída em concreto. A arena conta com 12 escadarias, que foram construídas com formas deslizantes, para acelerar o processo.
Para as arquibancadas foram utilizadas peças pré-moldadas de concreto. Projetada de acordo com a mais recente tecnologia de construção do estádio, as arquibancadas formam uma subida íngreme que proporciona aos espectadores uma excelente vista de qualquer lugar.

A Fachada

Já a estrutura para a fachada foi construída em aço, mesclando-se com a estrutura da cobertura.
Inicialmente, foram instaladas várias colunas verticais no entorno do estádio, que chegam até a altura máxima das arquibancadas. Sobre essa estrutura inicial, foram colocadas novas colunas, inclinadas, que servirão de suporte para os cabos de aço que seguram a cobertura.
A membrana da fachada é conectada a uma estrutura secundária, que liga a estrutura da cobertura ao chão. A malha metálica de revestimento do estádio também segue o padrão de iluminação em branco e vermelho, cores nacionais da Polônia.

A Cobertura

O estádio possui duas partes de cobertura: uma móvel, que cobre o centro do campo em caso de chuva ou neve; e uma permanente sobre as arquibancadas.
O material utilizado na cobertura é uma membrana de fibra de vidro revestida com Teflon tensionada que fica sobre uma série de arcos metálicos, sustentados pelos cabos de aço. Os cabos sustentam também a estrutura central, que conta com os telões e com a parte móvel da cobertura.

O levantamento da construção da cobertura de membrana tensionada chamada de “Lift Big” foi a operação mais difícil na construção do Estádio Nacional de Varsóvia.
A base dos 72 cabos de aço de sustentação da cobertura é uma “agulha” de 70 m de comprimento e 90 toneladas. Estes cabos têm um comprimento total de 70 km e um peso de mais de 2.100 toneladas.
A parte inferior da “agulha” trava cerca de 30 metros acima do campo de jogo. Mais de 200 pessoas estavam envolvidas em completar com sucesso este “Lift Big”.
A cobertura é composta de 55.000 m² de PTFE em sua parte externa e 11.000m² de PVC spanning em sua parte externa retrátil que é sustentada por seis cabos radiais com 960 pontos de suspensão.

Construção do Estádio

Apresentação do Projeto do Estádio

Infra Estrutura:

  •  1.765 vagas de estacionamento
  •  965 sanitários
  •  4 restaurantes em uma área de 1.300m² a 40m de altura com vista para o Rio Vístula e a Cidade Velha.
  •  2.500 m² de clube fitness
  •  58.000 lugares nas arquibancadas
  •  800 poltronas VIP
  •  106 lugares para deficientes
  •  900 lugares para imprensa
  •  4 telas em LED totalizando uma superfície de 200 m²

Ficha Técnica:

  • Cliente: Narodowe Centrum Sportu Sp. z oo
  • Período de Construção: 05/2009 – 11/2011
  • Localização: Varsóvia, Polônia
  • Estrutura em aço: 11.000 ton
  • Concreto: 173.000 m³ (400.000 ton)
  •  Lote do estádio: 18 há
  • Terraplanagem ( I e II Fases): 450.000 m³
  •  Área construída: 203.920 m²
  •  Estrutura em aço do telhado:
  • 72 cabos de aço de 1.000 mm de espessura por 34m de comprimento
  • 72 tubos de aço com espessura de 8 cm e 2 m de diâmetro pesando 67 ton cada

Fonte: http://www.metalica.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “Estádio Nacional de Varsóvia: A arquitetura que vai encantar a EuroCopa 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s