Ponte de Santiago Calatrava é inaugurada no Canadá

Projetada em concreto, aço e vidro, construção tem vias para ciclistas e pedestres

O arquiteto espanhol Santiago Calatrava inaugurou no final de março mais uma de suas obras. Localizada na cidade de Calgary, no Canadá, a Ponte da Paz está sobre o Bow River e tem 126 m de extensão.

Com estrutura helicoidal de concreto reforçado e aço, o projeto conta com teto e guarda-corpos de vidro. Com 8 m de largura e 5,85 m de altura, a pista tem 3,7 m exclusivos para pedestres e 2,5 m de via para ciclistas. Calcula-se que pelo menos 1.500 pessoas passarão pela ponte diariamente.

A mais nova atração de Calgary não tem a marca registrada de Calatrava, o “fishbone”, ou seja, construções que lembram a estrutura óssea de um peixe. Ao invés disso, a Ponte da Paz tem uma estrutura helicoidal com tons de vinho.

Sobre sua obra, Calatrava declarou:  “apesar do conceito da Ponte da Paz ser bastante desafiador, estou muito orgulhoso. Foi uma honra e um prazer trabalhar nesta linda cidade.” A ideia para a construção da ponte surgiu quando o arquiteto, ao ser convidado para construir uma passarela de pedestres sobre o rio, percebeu que estes e até mesmo os ciclistas e atletas da cidade usavam as margens do rio e outras pontes do local para se locomover. Assim, decidiu oferecer uma estrutura agradável que também os protegesse do frio.

Ian-Harding

O design da ponte impressionou alguns moradores, mas outros estavam decepcionados com a construção, não só porque o projeto não foi definido em concurso público, mas também porque seu custo de 24,5 milhões de dólares foi financiado por taxas pagas pelos cidadãos. Outros chegaram a dizer que a ponte não era realmente necessária e que o dinheiro poderia ser usado na melhoria de outras estradas da cidade.

Ian-Harding
Ian-Harding
Santiago Calatrava
Santiago Calatrava
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s