Um Pouco de Transportes – Aluno da UFC obtém o 1º lugar no Prêmio Brasil de Engenharia 2011

Edeilto Ribeiro ganhou o primeiro lugar na categoria Mestrado – Construção Sustentável

O Prêmio Brasil de Engenharia ® é uma iniciativa conjunta do Instituto Brasileiro de Engenharia, do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e do Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento – Brasil, com o apoio oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES – MEC), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA Brasil) e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), e que tem por objetivo estimular o pensamento científico e a inovação na produção tecnológica nacional, assim como reconhecer e destacar a contribuição da engenharia e de seus profissionais para o desenvolvimento do país.

Em 2011, o tema-macro do Prêmio foi Engenharia para Todos, e as áreas temáticas destacaram trabalhos de grande e direto interesse da sociedade brasileira, nos níveis educacional, social e ambiental.

A cerimônia de entrega do prêmio será nesse primeiro semestre de 2012 em Brasília.

Mais informações acerca do trabalho premiado:

1. Construção Sustentável
Categoria MESTRADO
1º lugar
“O EFEITO DA MODIFICAÇÃO DE LIGANTE ASFÁLTICO COM O LÍQUIDO DA CASTANHA DE CAJU (LCC) NA RESISTÊNCIA AO DANO POR UMIDADE EM MISTURAS”
Edeilto de Almeida Ribeiro
Orientadora – Verônica T. F. Castelo Branco
Universidade Federal do Ceará

Resumo da Dissertação submetida ao PETRAN/UFC como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Ciências (M.Sc.) em Engenharia de Transportes.

 

O EFEITO DA MODIFICAÇÃO DE LIGANTE ASFÁLTICO COM O LÍQUIDO DA CASTANHA DE CAJU (LCC) NA RESISTÊNCIA AO DANO POR UMIDADE EM MISTURAS ASFÁLTICAS

 

Edeilto de Almeida Ribeiro

Julho de 2011

 

Orientadora: Verônica Teixeira Franco Castelo Branco

Co-Orientadora: Sandra Aguiar Soares

 

O dano por umidade é um defeito frequente e um dos principais responsáveis pelo desgaste prematuro de pavimentos. Esta pesquisa apresenta uma avaliação do potencial do LCC como modificador de LA com relação à resistência ao dano por umidadeem misturas asfálticas.Propriedades físico-químicas do Líquido da Castanha de Caju (LCC) mostram-se potencialmente úteis para conferir ao Ligante Asfáltico (LA) maior adesão com os agregados.Utilizou-se um LA convencional classificado por penetração como 50/70 e um LA modificado com LCC caracterizadosquímica e reologicamente. Os agregados foram caracterizados através da fluorescência de Raio-X e com relação à forma. Foram dosadas,segundo o método Superpave,diferentes misturas asfálticas contendo como ligante: LA, LA modificado com LCC e LA e cal como fíler. A caracterização mecânica das misturas foi realizada através dos ensaios Lottman modificado, Módulo de Resiliência (MR) e desgaste Cântabro.Utilizou-se o Processamento Digital de Imagens (PDI) para verificar o deslocamento da película de LA. Constatou-se que o LCC diminuiu a viscosidade e reduziu as Temperaturas de Usinageme Compactação (TUC) do LA. Ambas as amostras, LA e LA modificado com LCC, foram classificadas como PG 70-28. Os agregados foram classificados como graníticos,sub-arredondados, com baixa esfericidade e de textura lisa. Os resultados mostraram que a mistura com LA modificado com LCC apresentou menor percentual de descolamento da película de LA e desempenho mecânico satisfatório se comparada àsoutras misturasanalisadas. Espera-se que o LCC possa ser utilizado gerando misturas asfálticas menos suscetíveis à ação deletéria da água.

 

Palavras-chave: Misturas Asfálticas, Dano por Umidade Induzida, Líquido da Castanha de Caju (LCC)

Mais informações em: http://www.premiobrasil.org.br

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