Reforma do Viaduto Pompeia utiliza fibra carbono

Material foi especificado para aumentar a resistência do tabuleiro e diminuir o prazo de interdição da obra de arte

Obras no Viaduto Pompeia

O reforço das estruturas do viaduto Pompeia – abalado por um incêndio em janeiro deste ano, na região metropolitana de São Paulo – será feito com uso de fibra de carbono. A tecnologia ainda é pouco adotada no Brasil em obras de arte, mas foi especificada para agilizar a obra e, com isso, minimizar a interferência da construção no trânsito local.

Inaugurado em 1967, o viaduto tem 450 m de extensão, 20 pilares e 19 vãos. De acordo com a empresa responsável pela reforma, a Constremat, as bainhas de protensão do viaduto não estavam protendidas e a estrutura do viaduto foi comprometida, de forma a requerer um projeto complexo de recuperação.

“Na época de sua construção, as bainhas não eram preenchidas de forma que após problemas as ferragens ficam expostas, com sessões de aço aparentes”, explica Ronaldo Ritti, diretor da Constremat.

Na primeira etapa da obra foi feita a remoção dos escombros do material incendiado, seguida de um levantamento detalhado e testes para identificar os danos causados pelo incêndio e definir as intervenções necessárias para a recuperação do viaduto. Este trabalho foi realizado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb).

No momento, os funcionários trabalham na finalização da limpeza do concreto solto, com jateamento de água sob alta pressão, além da remoção do asfalto para acesso ao tabuleiro (pista) onde serão instaladas as lâminas de fibra de carbono.

O viaduto ainda receberá uma nova protensão. As lajes estão sendo retiradas para realização do reforço com barra de aço. A nova viga será amarrada ao tabuleiro e ficará responsável pelo reforço negativo.

Fonte: http://www.piniweb.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s