Termina a greve da construção civil

 

Após 15 rodadas de negociação, terminou, na manhã de ontem, a greve dos operários da construção civil, que durou 33 dias. O acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil na Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) foi fechado na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE), na Rua 24 de Maio, Centro.
Conforme a mediadora da audiência e auditora do fiscal da SRTE, Jeritza Jucá, as partes conseguiram chegar a um consenso ainda na noite da terça-feira, por volta das 22h.

O sindicato laboral estava pedindo um adiantamento aos trabalhadores no valor do desconto dos dias não trabalhados, entre o período 7 de maio e 8 de junho, com os respectivos repousos remunerados. O adiantamento, que será realizado até o próximo dia 12, será descontando em folha nos próximos cinco meses.

Os dias parados, porém, não terão reflexos nas férias e na gratificação de Participação em Lucros e Resultados (PLR, que representa quase um décimo quarto salário na renda dos operários). No entanto, os descontos vão incidir sobre o pagamento do décimo terceiro.

Acerto

Dentro das cláusulas econômicas, negociadas desde o último dia 28 de maio, o reajuste médio foi de 10% para servente, meio profissional, profissional, encarregado de setor e mestre de obras e 8% para demais funções, além de R$ 50,00 para auxílio alimentação. “Ainda bem que chegamos em um acordo. Todo mundo perdeu com essa greve”, declara Roberto Sérgio Oliveira, presidente do Sinduscon.

Na opinião do diretor do STICCRMF, a greve foi vitoriosa, pois “o patronato reconheceu o valor do trabalhador”. Ele admite que o movimento trouxe incômodos para a sociedade, mas afirma que foi por uma boa causa.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s