Designers criam alternativa em energia eólica para Masdar city

Um novo conceito de energia eólica está sendo planejado para Masdar City, em Abu Dhabi. O projeto envolve uma ideia totalmente diferente, que utiliza uma série de 1.203 “talos” de 55 metros de altura, 30 centímetros de diâmetro na base e cinco centímetros no topo. Os chamados “Windstalks” – de geração de energia cinética – balançam com o vento de forma semelhante aos talos de trigo. Eles estão ancorados no chão, em bases de concreto que variam entre dez e 20 metros de diâmetro.

Os “windstalks” – de geração de energia cinética – utilizam uma série de 1.203 “talos” de 55 m de altura, 30 cm de diâmetro na base e cinco centímetros no topo

O conceito foi criado por uma empresa de design de Nova York chamada Atelier DNA. Segundo o Discovery News, os designers surgiram com a ideia para a planejada Masdar City, de 5,96 Km2, área a ser construída fora de Abu Dhabi. O projeto ficou em segundo lugar na competição Land Art Generator – um concurso patrocinado pela Madsar para identificar a melhor obra de arte que gerasse energia renovável.

Os Windstalks são feitos de varas de carbono reforçados com fibras de resina, contêm discos piezeoelectric e eletrodos que geram corrente, que é armazenada em duas câmaras que atuam como uma bateria. Luzes LED foram instaladas nas hastes que brilham ou apagam, dependendo da quantidade de vento presente. Quando as correntes de vento estão completamente ausentes, o LED fica escuro.

O Windstalk continua a ser um conceito, apesar de seus criadores afirmarem em seu site que “É baseado em um conjunto de sistemas que já existem e funcionam.” Nenhuma palavra foi dita sobre a quantidade de energia gerada ou sobre a disponibilidade do produto para comercialização. Com informações do Atelier DNA e Treehugger.

Fonte: CicloVivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s