Ceará inaugura o trecho IV do Eixão das Águas

O Governo do Ceará inaugurou na última quarta-feira (3) o trecho 4 do Eixão das Águas, obra composta por estação de bombeamento, canais, adutoras, sifões e túnel para a transposição do Açude Castanhão.

A obra compõe a infraestrura hídrica do estado, complementando os trechos I, II e III do Eixão das Águas. Os beneficiados são os moradores dos municípios de Pacajus, Cascavel, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba, Chorozinho, Maranguape, Caucaia e Maracanaú. Foram investidos R$ 195 milhões nesta etapa.

O Eixão das Águas, neste período de estiagem no Nordeste, já garante o atendimento de mais de 50% da demanda hídrica da região metropolitana de Fortaleza. O novo trecho é composto por 33,8 km de canais, sifões de 2,9 km, 1 km de túnel e um aqueduto com 110 metros de comprimento.

No total, o Eixo das Águas possui cinco trechos, somando 255 quilômetros de extensão. As três primeiras etapas de obras também já foram inauguradas, enquanto a última delas está em fase de conclusão. A vazão máxima de dimensionamento do eixo é de 22 m³, sendo que 19 m³ abastecerão a região metropolitana de Fortaleza.

O investimento total na obra é de R$ 1 bilhão.

Fonte: PINIPlanalto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s