As maiores obras da engenharia civil brasileira!

O Brasil encontra-se neste momento numa fase de crescimento econômico e humano. Um dos motores mais importantes para esse desenvolvimento é a indústria de construção. Grandes obras de engenharia civil estão acontecendo e outras estão sendo planejadas para os próximos anos, algumas de grande dimensão e complexidade.

A engenharia civil brasileira é conhecida em todo o mundo pela sua proficiência técnica, capacidade de otimização e por ter sido responsável por algumas das mais importantes obras de engenharia  da América do Sul. Apresentam-se a seguir três exemplos da excelência técnica da engenharia civil brasileira:

A Maior Barragem do Brasil – Complexo Hidroelétrico de Itaipu

O Complexo Hidroelétrico de Itaipu está localizado no Rio Paraná. A sua construção foi resultado de uma parceria entre o Brasil e o Paraguai e é uma das maiores barragens do mundo. Sendo a maior usina hidrelétrica em energia gerada do mundo, conta com 20 unidades de geração de eletricidade e fornece uma parte muito significativa da energia elétrica consumida em ambos os países. A sua construção implicou o uso de 13 milhões de m³ de concreto e a intervenção de cerca de 40 mil operários.

O Edifício Mais Alto do Brasil – Mirante do Vale

O edifício mais alto do Brasil é o Mirante do Vale. Este arranha-céu foi construído em São Paulo durante a década de sessenta e tem uma altura de cerca de 170 metros. Localizado no Vale do Anhangabaú, demorou 6 anos para ser construído, sendo uma obra absolutamente inovadora na época. Possui algumas características bastante peculiares para um edifício desta altura, principalmente o fato de sua estrutura ser constituída quase inteiramente por concreto armado ao invés da crescente tendência do uso combinado aço e concreto, em estrutura mista.

A Maior Ponte do Brasil – Ponte Rio-Niterói

Localizada na baía Guanabara, no estado do Rio de Janeiro a ponte Rio-Niterói liga a cidade do Rio de Janeiro e a Niterói. É uma das maiores pontes rodoviárias do mundo medindo cerca de 13 km, dos quais quase 9 km estão sobre água. A sua construção foi concluída em 1974, sendo estruturalmente constituída por concreto armado pré-esforçado.

Mais sobre a Ponte Rio-Niterói

Fonte: EngenhariaCivil.com

Anúncios

2 comentários sobre “As maiores obras da engenharia civil brasileira!

  1. Pingback: Conheça 4 grandes obras da Engenharia Civil brasileira | |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s