A maior cidade autossustentável do mundo

Lar de mais de 1.3 bilhões de pessoas, a China, um dos países mais poluidores do Mundo, tem feito grandes investimentos em sustentabilidade nos últimos anos. Procurando se tornar mais eficiente na utilização de seus recursos, o governo chinês, em parceria com o governo da Singapura, busca construir a maior cidade autossustentável do Mundo.

Com um projeto ambicioso, que incluem baixo teor de carbono, muito verde e mudanças nos hábitos da população, “Tianjin Eco-city” está planejada para abrigar cerca de 350 mil pessoas em 30 km² e deve ser entregue até 2020. 

Situada em Tianjin, uma das maiores cidades da China, a “ecocidade” trará uma grande inovação: o terreno era utilizado para depósito de lixo industrial e é limitado por um dos mares mais poluídos do Mundo. “Tianjin Eco-City” será a primeira cidade autossustentável localizada em uma região antes poluída, quando usualmente elas são construídas em terras férteis ou ecologicamente importantes. O objetivo dos desenvolvedores é mostrar que é possível limpar uma área poluída, com recursos naturais limitados, tornando-a agradável e útil.

A limpeza da região durou três anos, e incluiu o desenvolvimento de uma nova tecnologia, que removeu os metais pesados de um reservatório, que, na “Tianjin Eco-City” será um lago. Canaviais também foram criados com o intuito de atrair pássaros para auxiliar no processo de limpeza da água.

20% da energia utilizada na cidade será renovável – solar, eólica e também baseada na diferença de temperatura do solo.

As estruturas da cidade serão rodeadas por parques e espaços verdes e todos os seus prédios estarão dentro das normas do “Green Building Evaluation” – uma certificação desenvolvida especialmente para a “Tianjin eco-city”. Além disso, muitas construções serão envoltas por coberturas que utilizarão a energia solar para o aquecimento dos ambientes.

O sistema de coleta de resíduos e reciclagem será integrado ao processo de incineração e produzirá energia, minimizando a pressão sobre aterros.

Os carros não serão banidos, mas será incentivado o uso de transportes elétricos, como o Electric Networked-Vehicle (EN-V) – que traz a opção de “condução autônoma”.

Além disso, todos os locais da cidade foram projetados para que o transporte também seja sustentável: tanto a pé como de bicicleta, interligando e dando acesso a todas as áreas. Além disso, devem ser construídas áreas verdes e parques para recreação a cada 500 metros.

Como a cidade localiza-se em uma região árida, o abastecimento de água é um grande desafio no projeto. Os moradores poderão beber o líquido diretamente das suas torneiras e a água de esgoto será reciclada para a irrigação e a reutilização em sanitários. Os lagos e canos serão ornados em argila ou em concreto para prevenir a penetração de água salgada e uma usina de dessalinização de água também está nos planos da construção.

Para a moradia, diferentes formas de aproveitamento de recursos serão utilizadas: economia de água sanitária, janelas de vidro duplo e uma estrutura orientada para o sul, visando aperfeiçoar a temperatura interna, soluções sustentáveis raras na China. Os prédios terão controles inteligentes: as persianas, por exemplo, aumentarão ou diminuirão automaticamente a luz e a temperatura.

Desde março, as primeiras 60 famílias se mudaram para os edifícios residenciais. Vale ressaltar também as parcerias estabelecidas com cerca de 600 empresas.

A cidade também deve ser acessível a diferentes tipos de classe social. Os criadores querem mostrar que a sustentabilidade não é um luxo e sim uma necessidade. Por isso 20% das moradias serão subsidiados para trabalhadores de baixa-renda.

Se tudo der certo, a maior cidade autossustentável servirá como modelo para as crescentes cidades de todo o Mundo.

Como a região onde a cidade está sendo construída era:

“Tianjin Eco-City” hoje:

Fontes: Inhabitat, Tecmundo, Kepcorp, BBC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s