Maior ponte solar do mundo é concluída em Londres

Após aproximadamente cinco anos em obras, a instalação de 4.400 painéis fotovoltaicos na ponte próxima da estação Blackfriars do metrô de Londres, na Inglaterra, foi finalizada. Agora, a estrutura é considerada a maior “ponte solar” do mundo e tem capacidade de gerar 900 mil kWh por ano.

A implantação dos painéis foi feita pela Solarcentury. A empresa britânica acredita que, além de gerar aproximadamente 50% da energia na estação, o empreendimento pode reduzir em até 513 toneladas as emissões anuais de carbono. Os módulos foram fabricados pela Panasonic e ocupam uma área de aproximadamente 6 mil m².

Solar 1

Em um comunicado, o diretor executivo da Solarcentury, Derry Newman, afirma que acredita que a ponte irá inspirar outras pessoas a se preocupar com o meio-ambiente. “Este é um passo vital para um futuro de energia limpa”, complementa.

Já a diretora de projetos da Rede Ferroviária Blackfriars, Lindsay Vamplew, vai além e afirma que esta inspiração pode chegar às outras estações em todo o mundo. “Nós estamos criando uma estação espaçosa e moderna e entregando um melhor serviço de trem para os passageiros, enquanto que, ao mesmo tempo, a instalação do maior painel solar de Londres faz a Blackfriars mais ecológica e sustentável”, declara Vamplew.

Solar 2

Além dos painéis, a ponte possui um sistema de reutilização da água da chuva.

A obra no empreendimento, situado sobre o Rio Tâmisa, fez parte da revitalização da antiga estação Londrina, construída em 1886, ainda na época dos trens à vapor. Com a intenção de diminuir o impacto para os visitantes da estação, as obras, iniciadas em 2011, tiveram que ser paralisadas durante os Jogos Olímpicos, em 2012, e, por isso a demora para as obras serem concluídas.

Fonte: Revista Téchne

Anúncios

Um comentário sobre “Maior ponte solar do mundo é concluída em Londres

  1. Muito interessante as notícias que o blog traz sobre a construção civil. Essas megas criações humanas nos deixam sem saber até onde podemos ir. O importante de tudo isso é a construção baseada na sustentabilidade. Muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s