Autorizada a construção da maior ponte pênsil da América Latina

Para ligar o continente chileno à ilha Chiloé, estrutura de 2.750 metros terá distância maior que mil metros entre os vãos

O Governo do Chile autorizou na semana passada a construção da considerada maior ponte pênsil da América Latina. Conhecida como Ponte Chacao, o empreendimento terá 2.750 metros e ligará o continente chileno à ilha Chiloé. As obras estão orçadas em 680 milhões de dólares.

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As obras serão realizadas pelo consórcio composto pela empresa brasileira OAS, a sul-coreana Hyundai, a francesa Systra e a norueguesa Aas-Jakobsen. Além da proposta financeira menor, o grupo se propôs a construir a ponte em 79 meses, cinco a menos do que o exigido pelo governo chileno. O projeto da ponte foi desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem MOP.

Pelo projeto, a ponte vai ter três pilares, dos quais o mais alto terá 199 metros e ficará na margem norte de Chacao. Com 175 metros, o pilar do centro terá um formato de “y” invertido, o que, de acordo com os engenheiros responsáveis, possibilitará o equilíbrio da estrutura. O último pilar terá 157 metros de altura. Os vãos entre os pilares terão mais do que mil metros.

Ao todo, os engenheiros estão prevendo utilizar mais de 18 mil metros cúbicos de concreto e 1.300 toneladas de aço na ponte. O empreendimento ainda terá duas âncoras sólidas, que localizadas nas margens da ponte, vão manter todo o sistema de cabos de ligação. Tais estruturas feitas de concreto estarão enterradas no chão, usando mais de 20 metros cúbicos de concreto cada, de acordo com informações do governo chileno.

Quando pronta, a ponte receberá quatro faixas de trânsito. Segundo o governo chileno, este empreendimento se tornará um ícone para a ilha. Para contemplar a grande obra, um edifício será construído para abrigar um centro de visitação. De acordo com o governo, a construção da ponte demandará a colaboração de uma média 2 mil trabalhadores por ano.

O empreendimento deve começar a ser construído em fevereiro de 2015, com conclusão prevista apenas para o final de 2020.

Fonte: Infraestrutura Urbana

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