Cobertura de vidro curva é o destaque da obra de ampliação do CasaShopping, no RJ

Estrutura metálica de mais de mil metros quadrados teve peças fabricadas na República Tcheca

1111111

 

Uma cobertura de vidro com estrutura ondular fabricada em aço com uma projeção de mais de 1.000 m². A composição, cuja montagem foi finalizada no último mês de setembro, protegerá o acesso de veículos da expansão do CasaShopping, centro comercial especializado em decoração localizado na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro. A estrutura, batizada de “Onda Carioca”, foi projetada pelo arquiteto israelense Nir Sivan, que diz ter se inspirado nas paisagens litorâneas e dos morros da cidade.

A estrutura foi fabricada pela seele, empresa sediada na Alemanha e especializada em estruturas, fachadas e coberturas de vidros especiais e membranas arquitetônicas. O projeto faz parte das obras de expansão e de reforma do centro comercial iniciadas em 2012 e executadas pela construtora Hochtief. O investimento total no empreendimento foi de R$ 140 milhões, sendo R$ 10 milhões destinados ao projeto da cobertura.

Durante a execução, foram organizadas visitas guiadas para que estudantes de engenharia e arquitetura pudessem ver e acompanhar a montagem da “Onda Carioca”. A estrutura completa tem aproximadamente 52 m de comprimento, 24 m de largura e, em seu ponto mais alto, 14 m de altura. A malha triangular que estrutura a cobertura conta com aproximadamente 110 t de aço carbono pintado e é formada por nós usinados e vigas soldadas. A união do conjunto é garantida, na maior parte de suas junções, por parafusos. A peça utiliza 11 pontos de apoio: cinco no nível inferior e seis no nível superior – a estrutura está ancorada tanto em pontos de um pavimento térreo quanto de um pavimento subsolo. A “Onda Carioca” fica com cerca de metade de sua estrutura ondulada em balanço para cada um dos lados.

A estrutura de aço recebeu a fixação de 503 peças triangulares de vidro do tipo low iron. Priorizou-se o uso do material para possibilitar maior transparência para o conjunto. Os vidros utilizados são laminados e semitemperados, compostos por duas camadas de 8 mm de espessura unidas por uma camada de PVB (polivinilbutiral) de 1,5 mm. Em cada um dos três lados das peças de vidro foram utilizados dois grampos de fixação de aço inox pintado.

A empresa que construiu a cobertura também foi a responsável pela montagem. A complexidade geométrica do conjunto foi considerada pelos profissionais da área técnica da seele o principal desafio do projeto. Por isso, a equipe decidiu fabricar os componentes da estrutura metálica na unidade industrial da República Tcheca. Segundo a empresa, o vidro empregado na cobertura exige propriedades da estrutura que não estão desenvolvidas no mercado brasileiro. O cálculo estrutural do conjunto foi feito pelo escritório alemão Knippers Helbig GmbH.

A referência técnica para a fabricação e a montagem da “Onda Carioca” foi outra estrutura executada pela empresa no shopping Westfield, em Londres, na Inglaterra. Nesse empreendimento, também foi produzida uma cobertura estruturada em aço e fechada com vidro, cobrindo uma área de mais de 16 mil m². A estrutura também tem peças de vidro com geometria triangular, assim como a obra do Rio de Janeiro. No shopping Westfield, entretanto, a malha de aço e vidro tem uma ondulação mais suave.

2222222

 

Resumo da obra
Onda carioca – Cobertura do CasaShopping

Localização: Rio de Janeiro
Estrutura: 110 t de aço carbono pintado
Vidros: 503 peças triangulares de vidro low iron
Área da cobertura: aproximadamente 1.130 m²
Dimensões: 52 m (comprimento), 24 m (largura) e 14 m (altura no ponto máximo)
Arquitetura: Nir Sivan Architects Associates
Projeto estrutural: Knippers Helbig GmbH
Gestão do projeto e execução: seele do Brasil

F0nte: Revista Téchne

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s