Saiba que critérios técnicos adotar na hora de escolher um sistema construtivo inovador

Desempenho, durabilidade, capacitação de mão de obra e assistência técnica são alguns dos quesitos decisivos para a especificação

 i445572
Sistema de vedação pré-fabricada com blocos cerâmicos foi submetido a testes em laboratório e em campo para obter documento do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat)

          

          Desde que o Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat) entrou em vigor, em meados de 2009, a adesão das construtoras aos sistemas construtivos inovadores ficou mais fácil. Criado no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), o Sinat avalia o desempenho de materiais e sistemas construtivos que ainda não têm normas técnicas específicas. Mas isso não significa que introduzir um sistema inovador seja algo simples para as construtoras. Muito pelo contrário. Ter que convencer o meio técnico, o consumidor e os agentes financiadores sobre a segurança da inovação continua sendo um obstáculo grande, assim como adaptar suas práticas internas e mão de obra para aderir a novas tecnologias.

        ‘Em alguns casos as soluções inovadoras são percebidas com desconfiança. Também muitos têm a ideia de que os sistemas inovadores são mais caros do que os convencionais’, diz Guilherme Correia Lima, diretor administrativo financeiro da Precon Engenharia, que como outras construtoras, desenvolveu um sistema construtivo próprio já avaliado pelo Sinat.

Fonte: Revista téchne

Anúncios

Um comentário sobre “Saiba que critérios técnicos adotar na hora de escolher um sistema construtivo inovador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s