Obras hidráulicas no Ceará, da Gestão à construção.

Polígono das Secas (2005)

Polígono das Secas (2005)

           Associa-se facilmente o estado do Ceará á falta de água disponível durante maior parte do ano. Isso ocorre devido ao fato de que o Ceará e outros 8 estados do nordeste estão enquadrados parcialmente dentro do “polígono das secas”, que tem uma pluviometria média de apenas 800 mm anuais.  A situação alarmante afeta diretamente a vida da sociedade, porque a segurança hídrica é um fator determinante para o agronegócio, para a indústria, para a saúde publica e para a sobrevivência da população. Para contornar essa situação é necessária a aplicação de uma gestão eficiente desses recursos hídricos escassos. No Ceará, a gestão segue um modelo integrado, participativo e descentralizado, visando democratizar o acesso aos recursos hídricos.

         Esse modelo de gestão programa algumas medidas para combater a seca e evitar a situação chamada de “estresse hídrico”, que é causa de guerra em países enquadrados em situação semelhante. Sendo âmbito de governo do estado e da união atuar ativamente nessa missão.

        Citaremos como exemplos o projeto e a construção do primeiro trecho do cinturão das água se a transposição do rio São Francisco. O foco desta matéria está na semelhança entre elas,que é proporcionar escoamento de água em com superfície livre, ou seja, um duto despressurizado, chamado de canal. O cinturão das águas teve o início de seu projeto em 2013 e a transposição do rio São Francisco teve inicio de seu projeto em 2007.

Projeto do Cinturão das águas

Projeto do Cinturão das águas

          Sua construção consiste basicamente em escavar, seguindo uma linha longitudinal de projeto e revestir a escavação com material desejado o que se assemelha com a construção de uma rodovia, diferindo de sua geometria.

Projeto da transposição

Projeto da transposição

         Cabe ao engenheiro civil, além de gerir os recursos hídricos, projetar e supervisionar a construção de obras hidráulicas. Para isso, cadeiras como mecânica dos fluidos, hidráulica aplicada, hidráulica de canais e hidrologia são essências para a formação de profissionais que estejam preparados para dar inicio e continuidade a essas obras e combater ativamente o maior desastre natural do estado, a seca.

         O engenheiro civil deve ter em seu vasto ramo de competências a capacidade de projetar um canal que atenda a uma demanda estatisticamente obtida, sabendo que a vazão (m³/s)de um canal é proporcional a inclinação do trecho, do material das paredes do canal e de aspectos geométricas da secção adotada.

Construção de um canal com secção trapezoidal

Construção de um canal com secção trapezoidal

          Dentre as variáveis existentes na construção de um canal pode-se ressaltar a importância da secção transversal do duto que pode ser constante ou sofrer alterações, como alargamento/estreitamento de base ou mudança do nível d´água, a secção esta diretamente ligada à capacidade e à velocidade de passagem de água. E com isso, é necessário também analisar o tipo de regime ao qual a água será transportada que terá uma serie de consequências a serem analisadas, pois em alguns casos existem efeitos indesejados como transbordamento de canais e sangramento de açudes.

           Por fim, a construção de canais para interligar os diversos açudes existentes no Ceará beneficia uma vasta área do estado, tornando-a propicia á agricultura de subsistência o que beneficiaria diversas famílias necessitadas no estado. Estas obras trazem beneficio social e econômico para a região e por isso devem ser bem projetadas e bem construídas.

Fonte:

Anúncios

Um comentário sobre “Obras hidráulicas no Ceará, da Gestão à construção.

  1. Receba grátis e sem compromisso orçamentos para sua construção e reforma: Serralheria, vidraçaria, telhado, elétrica, pintura, textura, forro, moveis planejados, jardinagem, pisos e muito mais. Entre agora em nosso site e cadastre a sua obra e receba orçamentos grátis e sem compromisso de varias empresas especializadas. você compara os orçamentos economiza tempo e dinheiro sem sair de casa.
    http://www.mundodareforma.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s