Mercado de engenharia continua entre as profissões promissoras de 2015

Crescimento na última década garante posição apesar da economia instável

Apesar da instabilidade econômica ter comprometido o desenvolvimento do ramo imobiliário nos últimos meses, os profissionais de Engenharia continuam entre os mais bem pagos pelo mercado de trabalho. Isso porque o crescimento da área nos últimos dez anos fez com que os engenheiros garantissem grandes salários. A avaliação é da consultoria Michael Page.

Os dados da empresa apontam ainda que os profissionais desse ramo continuam em alta. Em uma pesquisa com a indicação de onze profissões promissoras, em sete delas é necessária a formação na área de Engenharia.

Para o coordenador do MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Sérgio Botassi, mesmo que a profissão continue em alta, o engenheiro que busca especialização consegue se destacar em um mercado que se mostra cada dia mais competitivo.

“A pós-graduação é um diferencial porque é um curso que envolve docentes que são profissionais da área, ou seja, têm muita bagagem prática e atendem profissionais que não têm muita experiência ou tiveram deficiências no ensino da graduação”, avalia o coordenador.

Ainda de acordo com Sérgio Botassi, o mercado necessita de profissionais que saibam racionalizar a atividade. “Hoje, estamos em um momento em que há certa dificuldade econômica e a construção civil está em busca de profissionais que sejam competitivos, reduzindo custos e mantendo qualidade. Por isso, é fundamental que esse profissional se mantenha qualificado”, afirma Sérgio Botassi.

O engenheiro civil Fernando Melo optou pela especialização em busca de aperfeiçoamento profissional. Ele concluiu recentemente o MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações.

“Avalio a especialização como um curso necessário nos dias de hoje, porque temos muitos profissionais entrando no mercado e, com certeza, é um diferencial no currículo. Acredito que quanto mais conhecimento tivermos de um determinado assunto, mais chances teremos de desenvolver atividades com maior firmeza e assertividade”, avalia Melo.

Ainda de acordo com o engenheiro, a especialização proporcionou, além de conhecimento, mais relacionamento: “A pós-graduação me possibilitou mais networking, já que estamos em contato direito com profissionais de diversas áreas. A Engenharia tem ampla área de atuação, portanto há vários tipos de profissionais, e essa troca de experiências e contato são muito grandes”.

Especialização

Com o objetivo de colaborar com a formação profissional e a melhoria do mercado de trabalho, o IPOG iniciou, no dia 29 de maio, a terceira turma do MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações.

O curso é baseado em três pilares. O primeiro é o planejamento, visto que, qualquer obra de Engenharia requer um programa, já que um atraso ou mudança pode impactar no resultado final. O segundo pilar é o projeto, devido à necessidade de um trabalho minucioso de cálculos, confecção de estrutura e fundação. O terceiro é a parte de controle e execução, ou seja, após o projeto, é necessário executá-lo da forma mais eficiente e com a maior qualidade possível. Para isso, o profissional precisa conhecer requisitos de controle tecnológico dos materiais e as melhores formas de execução.

“Um profissional completo na área de estrutura e fundações precisa ter um conhecimento aprofundado da exequibilidade da obra em campo. Caso contrário, tudo aquilo que ele concebeu no papel vai enfrentar muitas dificuldades de execução e, com isso, gera uma série de transtornos para o empreendedor e construtora, a qual ele foi contratado”, analisa Sérgio Botassi.

O curso é voltado para profissionais do ramo de Engenharia Civil, arquitetos, empreendedores, gestores, coordenadores, responsáveis técnicos de obras, superintendências, secretarias e órgãos públicos que tenham como foco a construção de empreendimentos civis a fim de garantir a excelência na área.
Informações sobre o curso pelo site http://www.ipog.edu.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa IPOG

Anúncios

Um comentário sobre “Mercado de engenharia continua entre as profissões promissoras de 2015

  1. Pingback: Mercado de engenharia continua entre as profissões promissoras de 2015 - Central LocadoraCentral Locadora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s