Ponte em aço será construída com impressora 3D em Amsterdã

O projeto foi elaborado pela empresa MX3D em parceria com a construtora Heijmans Matheus Castro

No centro de Amsterdã, capital da Holanda, uma ponte em aço para pedestres será erguida com uma impressora em 3D. A ideia está sendo desenvolvida por duas empresas holandesas, a start-up MX3D e a construtora Heijmans. O projeto é do designer também holandês Jors Laarman. A localização exata ainda não foi divulgada, mas a conclusão está prevista para ser concluída em meados de 2017.

A execução, que vai dispensar o uso de andaimes, será feita com robôs industriais de seis eixos, que desenharão as estruturas de aço em três dimensões. As máquinas possuem braços longos e criam suas próprias estruturas para sustentação, possibilitando a locomoção do início ao fim da ponte. Os robôs aquecem o material até uma temperatura que possibilite moldar o aço gota a gota e imprimi-lo na forma desejada.

As empresas divulgaram um vídeo e algumas imagens do projeto. Além disso, a partir de setembro deste ano, um centro de visitantes será aberto para acompanhar a execução.

Atualmente, o uso das impressoras tinha se limitado a casas e um prédio na China, além de outros objetos pequenos. Com essa obra, os idealizadores da ponte pretendem inaugurar mais projetos de grande porte com o uso da ferramenta.

Fonte: Revista Téchne

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s