Holanda Poderá Ter Estradas De Plástico Reciclado

Pavimentar ruas e estradas com asfalto pode – num future não tão distante –  tornar-se coisa do passado. A alternativa? Plástico reciclado. Pavimentação de estradas pode até não ser a primeira aplicação que vem a sua mente quando falamos em garrafas de plástico reciclado, mas a construtora holandesa Volker Wessels tem planos de utilizar o material em um projeto piloto na cidade de Roterdã. Enquanto a ideia ainda está num estágio conceitual, a empresa garante que suas estradas de plástico podem ser postas em prática dentro de três anos.

O novo projeto, chamado “PlasticRoad” (“estrada de plástico” em português), foi desenvolvido pela construtora holandesa VolkerWessels e usa apenas materiais reciclados para a produção de seções de estrada, que podem ser pré-fabricadas. E se você pensa que a ideia poderia ser adotada apenas por países de clima frio, a companhia garante que o material resiste a temperaturas superiores a 80°C. Além disso, sua construção também seria muito mais rápida, podendo durar semanas em vez de meses para ser concluído.

Estradas de plástico durariam até três vezes mais que o asfalto. Imagem: VolkerWessels

Estradas de plástico durariam até três vezes mais que o asfalto. Imagem: VolkerWessels

Há muitos benefícios em usar plástico reciclado em vez de asfalto para uma superfície de condução: produzir o material teria um impacto ambiental muito inferior, a “Plastic Road” seria mais durável, exigiria menos manutenção e seria capaz de resistir a maiores temperaturas extremas. A solução de plástico seria colocada mais rapidamente, segundo a empresa Voler Wessels, e a estrada seria oca, deixando espaço para cabos de energia e dutos de utilidade.

A superfície de plástico reciclado pode ser construída fora do local e, em seguida, entregue aonde quer que seja necessário – o que significa menos tempo de transtorno em estradas para o público em geral e menor impacto sobre o meio ambiente, em termos de transporte de matérias-primas . Ainda, a área abaixo da linha da superfície poderia ser desenvolvida para oferecer uma condução ultra-silenciosa ou até mesmo aquecimento integrado (sem dúvida, bastante útil durante uma tempestade de neve).

Estrutura oca dá espaço para os cabos de energia e dutos de utilidade abaixo da superfície. Imagem: VolkerWessels

Estrutura oca dá espaço para os cabos de energia e dutos de utilidade abaixo da superfície. Imagem: VolkerWessels

A cidade de Roterdã já mostrou interesse pelo projeto e ofereceu um laboratório para que a PlasticRoad seja testada. Jaap Peters, do Departamento de Engenharia do Conselho Municipal, disse: “Nós estamos muito positivos quanto ao desenvolvimento da PlasticRoad. Roterdã é uma cidade aberta a colocar em prática experimentos e adaptações inovadoras. Nós temos um “laboratório de rua” disponível, onde inovações como essa podem ser testadas”.

“No momento, ainda é uma ideia no papel”, Rolf Mars, da empresa VolkerWessels, disse ao The Guardian. “O próximo passo é construir e testar a inovação em um laboratório para ter certeza de que ela é segura em condições molhadas e escorregadias e assim por diante. Nós estamos procurando parceiros que queiram colaborar no projeto piloto – assim como fabricantes na indústria de plástico, nós estamos pensando no setor de reciclagem, universidades e outras instituições de pesquisa e desenvolvimento”.

“Roterdã é uma cidade muito inovadora e abraçou a ideia”, acrescentou Mars. “Ela se encaixa muito bem na política de sustentabilidade da cidade, que está disposta a trabalhar no piloto”.

Adaptado de Interesting Engeneering e Science Alert

Traduzido por PET CIVIL – UFC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s