SAS Protensão fornece tirantes para a ampliação da linha Ferroviária de Durchmesserlinie na Suíça

A empresa forneceu os sistemas com tirantes pré-injetados SAS 500 para execução dos tirantes protendidos das paredes de contenção da linha ferroviária.
A empresa Alemã SAS Protensão, líder mundial no setor de ancoragens e aços especiais para protensão é responsável pelo fornecimento do aço utilizado nas estruturas e reforços da linha Ferroviária de Durchmesserlinie, em Zurique na Suíça.

11249701_910768222330826_1022632784407931333_nA responsável pela obra de ampliação da linha ferroviária de Durchmesserlinie é a empresa: Schweizerische Bundesbahnen AG, Kanton Zürich e a empresa de execução dos serviços é a ARGE Spezial-Tiefbau.
A SAS Protensão forneceu os materiais para a execução dos tirantes protendidos das paredes de contenção da linha ferroviária. O escopo do fornecimento foram de 72 Km de tirantes com barras pré-injetadas SAS 500, com 32mm de diâmetro, 7.600 cabeças de protensão com placas e porcas cônicasde ancoragem SAS.

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Os sistemas de ancoragens e protensão SAS receberam dupla proteção contra a corrosão para tirantes permanentes com barras de aço SAS 500 protegidas com isolamento elétrico. Antes e depois da injeção de cimento os sistemas com duplo camada contra a corrosão foram testados com a aplicação de carga elétrica e verificação do isolamento elétrico de todo o sistema para comprovação da efetiva proteção. “Estas técnicas servem como referência para serem utilizadas no Brasil” afirma o Engenheiro Otávio Pepe. Esse foi o trabalho mais importante da construção. Durante toda a execução da obra de ampliação das linhas, os trens ficaram funcionando diariamente.
Segundo o diretor da SAS Protensão, Otávio Pepe, a construção da linha ferroviária é um orgulho da engenharia, foi uma obra bem complicada, pois durante toda a execução das obras as linhas de trem ficaram funcionando diariamente e uma das preocupações do cliente era a durabilidade da obra para não ter que executar duas vezes. O grande desafio da engenharia foi projetar e executar a obra com a maior durabilidade e o menor custo possível.
O tempo de duração da obra durou quase 2 anos. A linha férrea já tinha sido construída, e estava em operação durante toda a obra de contenção do maciço rochoso.

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Fonte: Portal Brasil Engenharia

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