Argamassa pronta na Construção Civil

A argamassa é um item fundamental para a construção civil, pois ela, basicamente, proporciona impermeabilidade e estabilidade para a edificação. Consiste em uma mistura homogênea constituída de agregados miúdos, aglomerante e água. Normalmente, usa-se areia, cal, cimento e pedra e sua aplicação se dá em contrapisos, revestimentos internos e externos, assentamentos de alvenaria, pedras e cerâmica, entre outros.

arga2

A função da argamassa varia de acordo com onde está sendo aplicada, pois, dependendo do local, há diversos objetivos que podem ser atingidos. Por exemplo, se há a necessidade de realizar o assentamento de blocos ou tijolos de alvenaria, ela tem a capacidade de uni-los, protegendo a estrutura de possíveis deformações. Outro exemplo é a sua utilização em paredes, tanto em áreas internas quanto externas, a argamassa é capaz de proteger o ambiente contra a umidade. Ainda, pode ser utilizada para revestimento, aplicando-se camadas de argamassa (chapisco, emboço e reboco), podendo assim ser aplicado o acabamento. Além dessas funções principais, a argamassa também pode ser utilizada para manter o isolamento acústico, quanto maior a camada de argamassa, menos ruídos no ambiente.

arga1

A argamassa apresenta diversas funções de extrema importância para a construção civil, estando presente em sua grande maioria, por isso, é comum o investimento em novas tecnologias que tentam otimizar ainda mais o seu desempenho. Chegou-se, então, na argamassa pronta.

A argamassa pronta consiste em pequenas bisnagas que pesam até 3 quilos, já pronta e de fácil aplicação, precisando seguir apenas as instruções do fabricante. Ela pode render até 20 vezes mais que a argamassa convencional, ou seja, cada bisnaga de argamassa pronta de 3 quilos rende o mesmo que 60 quilos de argamassa convencional, o que ajuda a acelerar bastante a obra, podendo ser realizada em uma velocidade quatro vezes mais rápida que uma obra convencional. Além disso, ela dispensa o uso de água, cal, areia e cimento, aumentando mais ainda a velocidade de utilização. Com a argamassa pronta, uma dupla de ajudante e pedreiro pode assentar cerca de 2000 blocos por dia, o que levaria vários dias com a argamassa convencional.

argaA argamassa pronta já está ganhando seu espaço na construção civil, já que pode ser utilizada em obras de pequeno, médio e grande porte. No Brasil, mais de 700 mil metros quadrados já foram construídos utilizado essa nova tecnologia, inclusive está sendo utilizada na construção do Parque Olímpico 2016.

Além disso, a argamassa pronta pode reduzir até 95% do consumo de água para alvenaria, reduz o desperdício e perdas durante a aplicação, reduz a quantidade de materiais na obra e possui baixa emissão de voláteis orgânicos, sendo assim ideal para obras sustentáveis.

Fonte: Argamassa Biomassa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s