ICF – O sistema que utiliza fôrmas de isopor para a construção de paredes de concreto

O ICF – Insulated Concrete Forms – representa uma solução para a construção civil moderna, preocupada com o meio ambiente, com a redução de custos e com racionalização de energia, além de conforto térmico acústico dos usuários. Esse é um sistema construtivo de paredes em concreto monolítico que utiliza como fôrma placas de poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido no Brasil como Isopor, de alta densidade. As placas são montadas lado a lado e unidas entre si através de espaçadores plásticos facilmente encaixados, resultando na constituição da parede que é preenchida com o concreto.

O poliestireno

O EPS tem inúmeras aplicações: em embalagens industriais, em artigos de consumo, na decoração, na agricultura e na construção civil. É comprovadamente um material isolante. Sem ele, os países desenvolvidos não construiriam de modo atualizado e econômico visando à economia de energia. Nos últimos anos, esse material ganhou uma posição estável na construção civil, não apenas por suas características isolantes, mas principalmente por sua leveza, sua resistência, sua facilidade de manuseio e seu baixo custo. O poliestireno depois de expandido contendo 97% de ar, é inodoro, não contamina o solo, a água e o ar. É 100% reaproveitável, reciclável e pode voltar à condição de matéria-prima.

O Sistema Produtivo

O sistema de construção funciona como um “lego gigante”, segundo Larry Stoodley, canadense especialista no assunto, responsável pela construção de centenas de imóveis ao redor do mundo. Depois de encaixadas, as peças – aproximadamente com um 1kg cada – são preenchidas com concreto. O acabamento pode ser feito normalmente, em qualquer formato, como um imóvel de alvenaria comum. Com quatro profissionais treinados, garante Stoodley, é possível finalizar a residência em apenas sete dias.

idf

A velocidade de execução é um dos pontos fortes dessa tecnologia, já que fundação, estrutura e alvenaria são realizadas ao mesmo tempo, o que abrevia o tempo de execução e permite um canteiro de obra mais limpo, com menos desperdício. Além disso, a produtividade é quatro vezes maior do que o sistema de alvenaria convencional, com a produção de 27,4 m²/jornada (de oito horas, com três homens).
“Hoje, 61% das novas casas do Canadá utilizam este meio de construção. Nos Estados Unidos, onde a técnica tem menos tempo, 32% dos imóveis são feitas de ICF”, explica o administrador Gil Campos que juntou empresários do setor imobiliário para trazer a técnica ao Brasil. Em um projeto comum de alvenaria, exemplifica Campos, a perda de material ao fim da obra varia entre 25% e 30%. “Na construção em ICF o máximo que se perde de material é 3%”, complementa.

icf2

Isolamento Termo-acústico

Com duas camadas de isopor de alta densidade – e uma parede de concreto no meio – a casa em ICF fornece proteção termo-acústica ao morador, explica o especialista neste tipo de construção, Larry Stoodley. O calor fica retido na parte externa, proporcionando uma redução de até 8 graus centígrados nos ambientes, eliminando a necessidade de ventilador ou ar condicionado.

O empresário Gil Campos exemplifica. “Nos primeiros ciclos do ar-condicionado, ele gasta energia apenas eliminando o calor das paredes. Imagine agora uma casa neutra. Em hotéis, onde o gasto com refrigeração é mais de 70%, o resultado é impressionante”, diz.

Algumas Vantagens

  • Possibilidade, em decorrência da montagem dos blocos “à seco”, de modificar ou aperfeiçoar seu projeto na última hora e no local, antes da concretagem;
  • Rapidez e economia na construção decorrente da redução e qualificação de mão de obra;
  • Qualidades habitacionais: térmica, acústica, anti umidade, anti fungos e bactérias, além da proteção contra a ação oculta de pragas, como cupins e brocas (exceto ratos);
  • Canteiro de obra limpo e simplificado, com redução drástica de pregos, madeiras, andaimes e entulhos, ocasionando a diminuição de riscos de acidentes de trabalho.

Fontes: Téchne e Inconcreto

Anúncios

Um comentário sobre “ICF – O sistema que utiliza fôrmas de isopor para a construção de paredes de concreto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s