Conheça a Plataforma de Gás Troll A – O mais pesado objeto móvel já feito pelo homem

A plataforma de gás natural offshore Troll A, que fica na Noruega, mais precisamente no Mar do Norte, é o mais pesado objeto móvel já feito pelo homem, com um peso “vazio” de 656 mil toneladas. Ela tem 472 metros de altura (mais alta do que era o World Trade Center) e foram utilizados 245 mil m³ de concreto e 100 mil toneladas de aço em sua construção (15 vezes mais aço que o usado na construção da torre Eiffel). A Troll A está fixada a 303 metros de profundidade por ancoras a vácuo.

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Ilustração e fotos mostram a magnitude do objeto em toda sua extensãotroll2

Semi-submersa para ficar estável, a Troll A foi rebocada do profundo fiorde até o campo de gás

Troll A foi construída por empreiteiros noruegueses para Norske Shell, com início de construção de base em julho de 1991. A base e a plataforma foram construídas separadamente, e juntaram-se em 1995, enquanto que a base foi parcialmente submersa.

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Desenho ilustran a avançada tecnologia e a complexa operação de exploração de gás natural e petróleo off-shore (em alto mar)

Em 1996, A plataforma Troll foi rebocada mais de 200 km de Cubas, na parte norte de Rogaland, para o campo de Troll, 80 km a noroeste de Bergen. O transporte levou 7 dias para ser concluído.

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Veja abaixo alguns dos dados fantásticos desta estrutura; 

  • A maior construção já movimentada de um ponto a outro do planeta.
  • Um dos maiores e mais complexos projetos da engenharia moderna.
  • A quantidade de aço utilizada equivale a 14 Torres Eiffel, 100 mil toneladas de aço, e 245 mil metros cúbicos de concreto.
  • A Troll A esta à 303 metros de profundidade, e para estabiliza-la, esta afundada no leito marinho 35 metros enterrada no fundo.
  • Ela tem a altura de 472 metros.
  • Tem um peso de 656 mil toneladas.
  • Para se deslocar do convés principal até sua base no fundo o elevador gasta 9 minutos.
  • As paredes das colunas tem 1 metro de espessura de concreto.
  • É a maior plataforma offshore existente.
  • Durante a construção dela, 2000 mil operários trabalharam dia e noite, durante 4 anos.

Fonte: IsiEngenharia

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