Conheça os inovadores edifícios infláveis

bandeira do brasil 1 - ( bandeira-do-brasil )Quando se pensa em concreto, “inflável” não é uma das palavras que vêm à mente. No entanto, dois engenheiros do Reino Unido desenvolveram e estão comercializando uma estrutura inflável que forma uma concha de concreto robusto, quando hidratado.

Inflatable

A estrutura é a mais recente aplicação de uma tecnologia chamada de lona de concreto geossintética com emaranhado de compósitos cimentícios, ou simplesmente CC, um produto originalmente desenvolvido para criar abrigos e que, agora, está achando usos extensivos aplicados à Engenharia Civil. É um material que é impregnado com concreto e enviado para o local da obra seco e, quando em posição, é hidratado. A reação química entre o pó de concreto e a água forma um escudo de concreto duro.

“A ideia foi inspirada por um trabalho que fizemos com um material chamado Modrock – um tecido de gesso molhável usado para fazer moldes de gesso para membros quebrados”, disse Peter Brewin, um dos engenheiros que desenvolveram a tecnologia e o diretor da empresa que a produz, Concrete Canvas Ltd., de Pontypridd, Wales. Brewin apresentou respostas escritas a questões colocadas pelo site Engenharia Civil Online. “Nós desenvolvemos o CC para nos permitir edificar abrigos de lona de concreto inflável ​​porque precisávamos de uma maneira de formar uma camada de concreto fino, sem rachaduras, que poderia ser armazenado em local seco e molhado de forma descoordenada.

“Brewin disse que os edifícios infláveis ​​podem ser implementados tão rápido e facilmente quanto uma tenda – por duas pessoas em menos de uma hora e estará pronto para usar em menos de um dia . “Ao mesmo tempo, proporciona vantagens como a proteção, isolamento e durabilidade de um edifício de concreto permanente que irá facilmente durar mais de 25 anos”, explicou.O CCS é desdobrado no local e inflado, em seguida, a superfície exterior é umedecida extensivamente. Ela atinge 80% da força e está pronta para usar em apenas 24 horas.

“O CCS é uma concha estrutural, com as articulações funcionando como nervuras de reforço para garantir que a estrutura permaneça em uma forma de compressão parabólica, quando submetidos a cargas não uniformes, como neve ou carga de vento”, disse Brewin. Ele foi projetado para atender às necessidades de grupos militares e humanitários. Uma camada interna de plástico selado significa que a estrutura pode ser esterilizada, tornando-a adequada para uso como um hospital, por exemplo.

O CCS preenche uma lacuna entre uma barraca e uma estrutura mais permanente nas situações em que o tempo é essencial. Em aplicações militares, o CCS pode ser coberto de areia para fornecer proteção aprimorada a partir de pequenas armas de fogo.

inflate

Existem dois tamanhos de CCS disponíveis, o maior deles tem 50 m² de área interna e várias unidades podem ser acopladas em conjunto para criar estruturas maiores. As unidades não necessitam de fundações especiais, mas a empresa recomenda um canteiro plano e livre de pedras.

Brewin e o colega, diretor Will Crawford, começaram a desenvolver a tecnologia do emaranhado CC no Royal College of Art em Londres, em 2004. Em sua concepção, uma matriz de fibra tridimensional impregnado com uma mistura de concreto seco é imprensada entre uma camada inferior de cloreto de polivinilo à prova d’água e uma camada superior de fibras porosas. O material controla o volume de água que é adicionado, o que torna impossível o excesso de hidratação. As fibras aumentam a resistência à tração do material e de evitar a propagação de fissuras.

Um dos maiores desafios que a equipe enfrentou no desenvolvimento do material evoluir do protótipo à produção. “Não havia equipamento adequado para produzir o material”, explicou Brewin. “O que significa que a maioria dos equipamentos de produção teve de ser desenvolvida a partir do zero”.infla

Mas agora que o processo para a produção do material foi melhorado, o emaranhado de CC está sendo exportado para mais de 40 países em todo o mundo. Além de ser parte dos novos abrigos infláveis ​, o material já foi utilizado em aplicações tais como forro de drenagem-vala, proteção de encostas e forro de terraplenagem e remediação. “O material é altamente resistente à abrasão e erosão química e ainda é mais ecológico do que concreto convencional”, de acordo com Brewin. “Atualmente é usado principalmente para o controle da erosão, muitas vezes como um substituto para o concreto projetado, porque ele pode ser instalado com mais facilidade e muito mais rápido”, disse Brewin. Ele acrescentou que existem muitas novas aplicações que a empresa está buscando. Este Outono, a empresa está lançando um novo produto para aplicações de contenção, por exemplo. “Estamos trabalhando em técnicas para a utilização de CC em aplicações de remediação onde ele pode ser usado para realinhar os canais de concreto existentes muito mais rápido, de baixo custo, e uma solução menos prejudicial ambientalmente para substituir infra-estrutura de envelhecimento”, disse Brewin.

Fonte: ASCE

Traduzido por PET Civil – UFC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s