Earthships, casas feitas com pneus

O que vocês acham destas fantásticas casas que fogem das formas convencionais ? Podemos dizer que são artesanais, num estilo rústico, mas muito acolhedoras. Esta é mais uma prova de que com materiais baratos é possível sim, fazer Arte com maiúsculo, para isso “só” é necessário ter matéria cinza e sensibilidade. Mas neste caso é melhor ainda, pois estas moradias são feitas de pneus, terra e vidro. Elas são desenhadas e construídas por um artista…um arquiteto sustentável, um pioneiro que construiu sua primeira casa com resíduos da civilização há 30 anos ! Suas casas são chamadas de Earthships, significa navio terrestre.

08080

O criador destas maravilhas é o arquiteto Michael Reynolds, diplomado no ano 1969 na University of Cincinnati…o nosso herói é chamado de “garbage warrior”, literalmente o guerreiro dos resíduos. Ele desenhou e construiu mais de 300 casas solares nos Estados Unidos e Canadá; e fala para nós da sua carreira profissional, como “35 anos de pesquisa e desenvolvimento da casa auto-suficiente”. Casa auto-suficiente é uma casa que é capaz de produzir todo o necessário para a subsistência como eletricidade, água, climatização, e até os alimentos. O Michael criou assim uma casa 100% sustentável, o desenho dela é norteado por seis critérios de desenho: materiais de construção naturais e reciclados; energia elétrica solar e eólica; produção de alimentos; calefação e refrigeração geotérmica e solar; coleta das águas de chuva e tratamento do esgoto.

Os muros das casas são feitos com pneus fora de uso e recheados de terra compactada; são muros com capacidade estrutural suportando o peso do telhado. Esses muros de pneus atuam como massa térmica, armazenando o calor. Já as paredes interiores podem ser só de fechamento, suportando seu próprio peso e incluindo latinhas de alumínio e garrafas de vidro e PET. A energia é fornecida por painéis fotovoltaicos e um aero-gerador. Estas casas auto-suficientes empregam materiais naturais como a terra, e também 45% de materiais reutilizados como plástico, madeira recuperada, gesso natural e pedra, peças de metal recuperadas de máquinas de lavar e geladeiras, e claro o material favorito do arquiteto, os pneus.  Para aqueles que possam ter uma pinga de preconceito sobre estas maravilhosas Earthships, a boa notícia é que é possível sim visitar e alugar estas casas para vivenciar as suas bondades, sempre que vocês viagem a New Mexico, nos Estados Unidos.

Ushuaia-bird-sm
casas-mais-sustentáveis-do-mundo-Earthship-arquitetura-ecológica
Trata-se de casas parcialmente enterradas, a fachada Norte é a fachada fria por isso está enterrada e ainda tem os muros de pneus. A fachada oposta, a fachada Sul, é a fachada vidrada que coleta o calor do sol, atua como uma estufa, é a fachada que recebe mais horas de sol no ano todo. É bem interessante como esta orientação das fachadas é para o Hemisfério Norte, pois a casa está localizada nos Estados Unidos. Para países do hemisfério Sul como o Brasil, a orientação da casa é exatamente ao invés !

Fonte:

http://sustentabilidades.com.br/

http://www.archdaily.com.br/

http://noctulachannel.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s