A Importância da Língua Inglesa para a Qualificação dos Profissionais de Engenharia

Sabemos que os engenheiros possuem uma formação técnica muito relevante, eles são profissionais muitos atrativos para muitas empresas nacionais e internacionais de vários ramos da industria e da área de serviços. Muitas empresas preferem engenheiros para completarem suas equipes. Hoje, existem profissionais que estão trabalhando até mesmo com recursos humanos, mas a maioria migra para setores de finanças e administração.

fbs

     Nesse contexto, dominar a língua inglesa pode parecer senso comum, mas o cenário dos profissionais de engenharia é muito diferente do esperado.O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e quer profissionais mais qualificados, atualmente, as empresas não estão mais pedindo um nível de inglês intermediário, não querem o inglês técnico adequado para leitura de manuais ou para envio de e-mails. Recrutadores concordam que é praticamente impossível contratar um candidato jovem sem ter ao menos o nível intermediário.

     Saber outras línguas, como o espanhol ou o alemão, é muito importante para a seleção de um candidato, principalmente para áreas voltadas para o comercio, mas a fluência do inglês se tornou essencial, passou a ser vista como requisito eliminatório para a maioria das grandes empresas nacionais.

     O uso do inglês passa a ser proveitoso logo na instituição de ensino superior, quando alguns livros e artigos (muitas vezes os melhores) se encontram somente em inglês. Quando falamos mestrado e doutorado, a língua estrangeira passa a ser essencial, pois a maioria dos artigos e pesquisas cientificas são apresentadas em inglês.

     Se olharmos somente para o lado profissional já teríamos enormes motivos para mostrar a importância do inglês, mas, além do lado profissional, existe também inúmeras vantagens para o engrandecimento pessoal. Poder fazer viagens internacionais e  conhecer pessoas de outros países e culturas são experiências únicas.

     Se você se interessou e realmente percebeu a importância do inglês para a qualificação dos profissionais de engenharia, siga essas dicas para você aprender o idioma:

  1. Torne essa nova língua parte da sua vida. Então escute; leia; fale e escreva o máximo que puder todos os dias com o novo idioma.

  1. Esforce-se o máximo para pensar sempre na outra língua;

  1. Faça um diário pessoal na língua que você deseja aprender. Se não souber uma palavra, crie uma. O que vale é estruturar o pensamento na língua estudada;

  1. Treine o seu aparelho fonador. Programe-se para ler em voz alta, articulando bem as palavras por dez minutos.

  1. Goste ou aprenda a gostar do novo idioma. Sem isso você nunca será completamente bem-sucedido no seu propósito de ser fluente.

 

Autor: Jean Lopes

Bibliografia:

http://allysson-lacerda.blogspot.com.br/2012/06/importancia-de-uma-lingua-estrangeira.html

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110204124328AAeInsj

http://sucessengenharia.blogspot.com.br/2012/08/a-importancia-de-aprender-outros.html

http://www.bibliotecadaengenharia.com/2015/02/a-importancia-do-ingles-para-engenheiros.html

Anúncios

2 comentários sobre “A Importância da Língua Inglesa para a Qualificação dos Profissionais de Engenharia

  1. Pingback: A Importância da Língua Inglesa para a Qualificação dos Profissionais de Engenharia – Mestredeobraaristaquebarros.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s