Estruturas em Aço

aco-1

aco-2

Desde as primeiras pontes metálicas até os mais modernos edifícios comerciais e residenciais, o aço tem sido utilizado cada vez mais na construção civil a partir do século XVIII, possibilitando soluções arrojadas e eficientes para inúmeros tipos de obra.

De fato, o uso do aço na construção dos mais diversos tipos de estruturas, principalmente, daquelas em que o material é aparente, trouxe, logo no início,  a ideia de modernidade e inovação, renovando as expressões arquitetônicas vigentes. A Torre Eiffel, por exemplo, construída em 1889 em Paris, é uma das estruturas metálicas que surpreenderam o mundo, sendo formada por 18.000 peças, totalizando 1.700 toneladas de aço em um ícone de 300 metros de altura que, até hoje, atrai viajantes de todo o mundo para a França. Outra construção com sistema estrutural metálico extremamente conhecida mundialmente é o edifício Empire State Building, situado em Nova Iorque. Construído em 1931, tem 102 andares, totalizando 380 metros de altura.

Em contrapartida, o visual estético moderno e marcante é apenas um dos inúmeros motivos para que a construção civil seja o maior mercado para os produtores mundiais de aço. Dentre as inúmeras as vantagens na utilização desse material em sistemas construtivos, estão a racionalização da mão de obra e dos materiais, a redução do tempo de construção e o aumento da produtividade.

Desse modo, os processos de fabricação de estruturas metálicas têm se aperfeiçoado, e sua qualidade é garantida por meio das certificações ISO 9001 e ISO 14001. Assim, o uso do aço urge como uma alternativa viável e segura para a construção de edifícios, residências, pontes, passarelas, viadutos, postos de gasolina, supermercados, aeroportos, ginásios esportivos, torres de transmissão, etc.

aco-6

aco-5

aco-7

Vantagens no uso do aço

Como foi citado, o sistema construtivo em aço apresenta inúmeras vantagens sobre o sistema construtivo convencional, dentre elas estão:

  • Alívio de carga nas fundações

Sabe-se que, em estruturas de concreto, por exemplo, cerca de 60% da carga suportada é do peso próprio da estrutura, o que torna a estrutura metálica vantajosa, visto que essa é bem mais leve e, assim, pode reduzir em até 30% o custo destinado às fundações.

  • Redução do tempo da obra

O uso de estruturas de aço pode reduzir em até 40% o tempo de execução quando comparado com os processos convencionais, devido ao fato de serem usadas peças pré-fabricadas, à possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviço simultaneamente, à diminuição de fôrmas e escoramentos e a uma maior independência em relação aos fatores climáticos.

  • Facilidades no canteiro de obras

Em construções convencionais, há a necessidade de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens no canteiro de obras, o que não acontece nas construções com estruturas metálicas, visto que elas são totalmente pré-fabricadas. Assim, há uma maior organização e limpeza do canteiro, além de reduzir a geração de entulhos e de garantir maior segurança aos trabalhadores, diminuindo o número de acidentes decorrentes desses problemas.

  • Racionalização de materiais e de mão-de-obra

Em uma construção convencional, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. Em contrapartida, a estrutura metálica permite que esse desperdício seja sensivelmente reduzido, devido à adoção de sistemas industrializados.

  • Maior garantia de qualidade

Por ser uma estrutura pré-fabricada, sua produção ocorre sob um rígido controle existente durante todo o processo industrial, com utilização de uma mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior.

  • Reciclabilidade

Cerca de 84% de uma construção em aço é reciclável.

Desvantagens no uso do aço

  • Custo

Dependendo do tipo e do planejamento de uma obra, a construção em aço pode custar mais caro do que uma estrutura de concreto equivalente.

  • Mão-de-obra qualificada

As estruturas metálicas exigem, para fabricação e para execução, uma mão-de-obra mais especializada que as estruturas convencionais.

  • Viabiliza apenas elementos lineares

O uso do aço torna viável a fabricação apenas de elementos lineares, permitindo a formação de vigas, pilares e treliças, por exemplo. Para a construção de lajes, a estrutura metálica terá que ser associada ao concreto.

  • Limitação do mercado

A utilização de estruturas metálicas, muitas vezes, se torna limitada devido à dificuldade para encontrar determinados tipos e perfis de aço. Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, não há a tradição de utilizar esse tipo de estrutura.

Falsos mitos sobre o uso do aço

  • A estrutura metálica não tem durabilidade pois o aço “enferruja”

A ideia de que não se pode construir estruturas de aço em locais próximos à praia ou em quaisquer lugares com condições climáticas não favoráveis, devido à possibilidade de o aço enferrujar, é, na verdade, bem atrasada. Atualmente, existem diversos mecanismos, como pinturas especiais, que evitam a corrosão e tornam as estruturas metálicas seguras e estáveis. A durabilidade de uma edificação, contudo, vai depender da correta especificação do material, da execução da obra, do uso compatível com o projeto e da manutenção adequada.

  • O aço é muito caro

É importante ressaltar que, para se comparar o custo dos dois (aço e concreto), não se pode levar em conta apenas o material, mas é preciso ter o cuidado de considerar o sistema construtivo como um todo. A estrutura metálica, mesmo que, inicialmente, com um maior custo, tem a vantagem econômica de poder ser reaproveitada, visto que o aço tem valor até como sucata.

  • O aço “amolece” em caso de incêndio

É importante ressaltar que tanto o aço como o concreto perdem resistência quando submetidos a altas temperaturas. A diferença é que o concreto possui uma maior inércia térmica que o aço. Pelo gráfico abaixo, pode-se, inclusive, perceber que, até certa temperatura, o concreto perde uma porcentagem maior de resistência que o aço.

aco-8

 

Fonte: 

Metalica

Anúncios

2 comentários sobre “Estruturas em Aço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s