A aplicação do método PDCA para resolução de problemas

A necessidade de produtos e serviços de qualidade é essencial para a sobrevivência de toda empresa. No entanto, quando as anomalias acontecem, as empresas devem utilizar metodologias apropriadas para a resolução desta não conformidade.

O PDCA é um método que visa a melhoria contínua dos processos e a eliminação das anomalias, sendo muito utilizado também para atingir metas padrão, ou para manter os resultados em um certo nível desejado. O método PDCA está dividido nas seguintes etapas e suas respectivas subetapas:

Plan – Planejar:

Gerenciar a tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias de uma organização. Faz parte dessa etapa:

  1. Identificação do Problema: definir claramente qual o problema a ser analisado. Ferramentas Utilizadas: Gráfico Sequencial; Gráfico de Controle.
  2. Análise do Problema: permitir a localização do foco do problema. Ferramentas Utilizadas: Estratificação; Folha de Verificação; Gráfico de Pareto.
  3. Análise das Causas do Problema: identificar a causa raiz de um problema. Ferramentas Utilizadas: Brainstorming; Diagrama de Causa Efeito; 5 Porquês; Matriz GUTFI.
  4. Preparação do Plano de Ação: definir o conjunto de atividades e tarefas suficiente para o alcance das metas. Ferramenta Utilizada: 5W2H

Do – Realizar:

Executar e acompanhar as tarefas propostas exatamente como foram planejadas.

Check – Verificar:

Monitorar e verificar os resultados obtidos e se os trabalhos estão sendo executados conforme planejado. Tal monitoramento se dará pelos indicadores da organização.

Act – Atuar:

Analisar desvios, implementar ações corretivas e padronizar.

“Se o plano de ação tiver sido insuficiente para solucionar o problema, é preciso um plano de ação complementar que permita girar novamente o método PDCA. Isto pode ser feito por meio do Relatório das Três Gerações, que aborda o que foi planejado (passado), executado, os resultados, as causas do problema (presente) e a proposição para resolver as causas do problema (futuro).”

Fonte: Blog da Engenharia

Anúncios

Um comentário sobre “A aplicação do método PDCA para resolução de problemas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s