Projeto e construção de estruturas de Engenharia Civil com materiais recuperados

Projeto e construção de estruturas de Engenharia Civil com materiais recuperados

Investigadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) estão a estudar novas formas de utilizar materiais recuperados para a construção de estruturas, tendo em conta o previsivelmente importante papel destes materiais na Engenharia Civil do futuro.

A utilização de materiais recuperados, reutilizando-os na sua função original ou num contexto completamente diferente é um processo que se encontra a meio caminho entre a produção de novos materiais e a reciclagem, no que diz respeito tanto à sustentabilidade e caráter ambiental.

A equipa, que é parte integrante do Laboratório de Exploração Estrutural (SXL) e do Laboratório de Vivência Inteligente, localizado em Friburgo, tem desenvolvido vários projetos para testar diferentes conceitos de reutilização.

Mais recentemente construiu um pavilhão com estrutura formada inteiramente por skis de competição descartados, com o objetivo de provar que a utilização de materiais recuperados não é útil, no setor da construção, apenas no âmbito do isolamento ou eficiência energética, mas também em funções estruturais.
Além de extremamente leve, o pavilhão foi projetado para ser colapsável, pelo que pode ser reconfigurado para uma versão mais compacta para fácil transporte e reinstalação em outro local.

Um aspeto importante do projeto foi a determinação do potencial dos skis para incorporação em estruturas de edifícios, nomeadamente a sua capacidade de resistir a diferentes tipos de ações e desempenhar as suas funções estruturais de forma consistente ao longo do tempo.

Para a construção da estrutura foram utilizados 210 skis unidos através de cerca de 300 ligações metálicas aparafusadas. As operações de desmontagem, transporte e montagem implicam a remoção e reinstalação de pouco mais de uma centena de parafusos.

De acordo com os engenheiros suíços, o objetivo do projeto não foi o desenvolvimento de técnicas construtivas para a execução de edifícios com skis, até porque este material não se encontra disponível de forma suficiente abundante. Em vez disso, os investigadores da EPFL pretenderam mostrar que é possível o uso de materiais com comportamento pouco estudada (nas circunstâncias em que foram utilizados), com um nível de confiança suficiente para assegurar a segurança e desempenho de estruturas.

Projeto e construção de estruturas de Engenharia Civil com materiais recuperados

Projeto e construção de estruturas de Engenharia Civil com materiais recuperados

Projeto e construção de estruturas de Engenharia Civil com materiais recuperados

Fonte: Engenhariacivil.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s