As vantagens e desvantagens do método de construção de casas pré-fabricadas

A construção de imóveis pelo método convencional vem se tornando cada vez mais desvantajosa por causa de diversos fatores. Por exemplo, economicamente o planejamento de gasto é impreciso e diferente da realidade. Outro fator relevante é o impacto ambiental que o método tradicional causa, seja com o descarte de resíduos sólidos oriundos da obra, seja com o elevado gasto de energia.

Resultado de imagem para CASAS PRE FABRICADAS

Sob essa perspectiva, uma ótima oportunidade de construção que evita tais fatores negativos é o da construção de casas pré-fabricadas. Estas são definidas como estruturas que são feitas previamente em indústrias e em seguida levadas para a obra para a sua alocação nos devidos lugares. Elas podem ser feitas de aços, madeira, concreto, containers, dentre outros materiais. 

Resultado de imagem para CASAS PRE FABRICADAS

As vantagens das casas pré fabricadas são bastante beneficentes tanto para o comprador, quanto para o meio ambiente. O tempo de construção delas, por exemplo, é extremamente mais rápido do que o método tradicional, pois estima-se que a construção de uma casa pré fabricada esteja pronta 3 ou 4 meses antes caso a mesma fosse construída pelo outro método. Além disso, as vivendas pré-fabricadas, de forma geral, são mais ecológicas ao serem construídas dentro de um processo industrial, otimizando o processo, o uso de materiais e energia e minimizando os resíduos. Outra vantagem é o fato de que um dos materiais mais utilizados na sua construção, a madeira, ainda é um dos melhores materiais para construir uma casa, dado que ela é bela, aconchegante e possui diversas tonalidades, sendo bastante querida entre os clientes.

Entretanto, o método das casas pré fabricadas também possui desvantagens. Em termos de custo, tal método apresenta custo mais elevado do que o tradicional, pois ele é um processo industrial e possui custos que só seriam mais baratos caso fossem feitos em alta quantidade. Porém, é possível destacar que os custos das casas pré-fabricados são bastante precisos se forem comparados à execução tradicional de uma obra, pois os gastos da realidade sempre são diferentes dos previstos no orçamento, sendo mais um problema para os clientes. Outra desvantagem relevante é que dificilmente o comprador poderá personalizar sua casa, porque ele não teria a opção de escolher nem o tamanho e a forma dos cômodos, e nem os materiais utilizados em algumas áreas. Nas casas pré fabricadas, é apresentado ao cliente um catálogo com modelos que irão ser seguidos, fazendo que o cliente tenha que se adaptar a casa e não desenhá-la da forma que ele quiser.

Logo, é possível afirmar que as casas pré fabricadas ainda não são muito aplicadas na sociedade, pois, parte das pessoas que querem comprar uma casa, analisam os fatores custo e personalização como mais importantes do que os de tempo de execução e de impacto ambiental. Entretanto, o método de pré fabricação se mostra bastante beneficente para os engenheiros que anseiam construir em larga escala e grandes quantidades, como um condomínio de várias casas ou um prédio com vários pavimentos, devido ao custo, neste caso, ser menor do que o método tradicional.

 Desse modo, as casas pré fabricadas ainda não são, para os clientes que anseiam construir sua casa própria, o melhor método de construção, mas nos próximos anos a tendência do mercado será tentar cada vez mais barateá-las para que se tornem mais atrativas aos cliente, pois o fator impacto ecológico trará muitos benefícios para o meio ambiente que, por hora, são ignorados por grande parte da sociedade. Muitos engenheiros afirmam que as casas pré fabricadas serão bastante utilizadas no futuro quando a construção sustentável for mais aplicada na sociedade e mais economicamente viável para muitos.

Autor: Matheus Sabóia Marinho – Bolsista PET Civil UFC

Fonte: Projetos Habitíssimo / Homify

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s