Automação residencial: o que é e quais as vantagens?

A tecnologia cada dia mais avança em todos os segmentos e ela pode tornar a vida das pessoas mais fácil. Uma das técnicas que tem conquistado espaço é a da automação residencial. Além de garantir mais conforto e segurança, ela pode gerar valor agregado ao preço do imóvel. A automação residencial tem se tornado cada vez mais comum. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside) apontam que o mercado global de automação tem projeção de crescimento anual de 11,36% entre 2014 e 2020. Estima-se que, no Brasil, 300 mil casas possuem automação. Porém, o potencial atual para fornecimento de equipamentos para 1,8 milhão de casas.

automacao-residencial-o-que-e-e-quais-as-vantagens.jpeg

Primeiro foram os smartphones, que revolucionaram a maneira como nos comunicamos e redimensionaram as funcionalidades da telefonia móvel. Agora é a vez da smart home, a nova tendência tecnológica internacional que possibilita a automação eletrônica do seu ambiente, tornando sua casa inteligente.

A internet das coisas e a massiva popularização do mundo mobile ampliou as possibilidades de controle de dispositivos de forma integrada. A partir de um simples toque na telinha já é possível controlar vários dispositivos por meio da automação residencial. Quer conhecer? Confira!

O que é automação residencial?

Se você não faz a mínima ideia do que estamos falando, vamos explicar. A automação residencial “é a integração entre diversos equipamentos motorizados e automatizados conversando entre si”, explica Hideki Hattori, da Nobel Home, empresa especializada no ramo.  

Segundo Hattori, no momento em que você tem uma casa automatizada, com um único comando é possível apagar todas as luzes de toda a residência, fechar cortinas, desligar pontos de ar condicionado, gerenciar a parte de segurança e câmeras. A integração de tudo isso é que chamamos de automação residencial, não apenas a motorização de algum equipamento isoladamente.

A instalação de um projeto do gênero depende das condições de fiação da casa, quando esta já está pronta. No caso de arquiteturas que já contemplam a automação durante a construção, as possibilidades são sensivelmente ampliadas, fazendo com que você possa modificar toda a casa.

Mas isso não quer dizer que você não possa aplicar algumas das opções oferecidas em uma casa já completa, já que se podem usar conexões sem fio em algumas áreas. Porém, é muito mais fácil fazer uma automação residencial geral quando toda a estrutura interna não está montada, assim não é preciso quebrar paredes ou passar novos fios pela extensão do apartamento.

Como isso é possível?

Por meio do aparelho central de automação é estabelecida a ligação entre seus eletrônicos, sensores e câmeras instalados em sua casa. A caixa fica conectada à sua rede de internet por cabeamento, que se comunica com os demais dispositivos por sinais de radiofrequência, que detectam quando você liga algum aparelho. Ao acionar, por exemplo, sua TV pelo controle remoto, o dispositivo detecta o sinal de radiofrequência e propõe ao usuário sua sincronização com o sistema de automação da casa.

Normalmente, além do controle via dispositivos mobile por meio de aplicativos, é possível também gerenciar a automação pelo computador, acessando uma página na internet que dispõe da interface do seu dispositivo de automação.

Quais são os benefícios?

A automação residencial foi pensada para tornar a vida das pessoas mais fácil. Imagine chegar em casa após um dia estressante no trabalho e estirar-se em sua poltrona cansado da rotina corrida e do trânsito.

Então basta ter seu smartphone em mãos para acionar o som com uma música relaxante, ligar a televisão e colocar uma apresentação de fotos das últimas férias na tela, além de ajustar a iluminação, fechar as persianas, ativar o ar-condicionado e ajustá-lo em uma temperatura ideal. Tudo isso sem precisar se levantar do conforto de seu assento. Não seria demais?

Existem outras utilidades?

Esse sistema integrado tem múltiplas utilidades em múltiplos aspectos de nossa vida moderna, desde a educação dos filhos até a segurança doméstica. Por meio da automação residencial é possível instalar um sistema de segurança com sensores e câmeras para monitoramento em tempo real de sua casa. O que é ótimo, por exemplo, quando você estiver viajando, pois esse monitoramento poderá ser feito a qualquer distância pela internet.

Para os pais, é possível, por meio de sensores e câmeras instalados nos cômodos da casa, monitorar o horário de chegada dos filhos adolescentes ou checar as crianças em seus quartos. Outra funcionalidade interessante é o controle da utilização da TV, podendo restringir seu uso durante os horários de estudo dos filhos, por exemplo, tudo com um simples toque na tela do seu celular.

Conforto e segurança

Entre os grandes atrativos da automatização, o grande destaque é o conforto. Com uma rede completa conectada em sua casa, não é preciso mais se preocupar em mudar a entrada de vídeo quando for assistir a um DVD ou ficar refém de cinco controles remotos (um para cada aparelho) na hora de ligar o home theater da sala.

A automação residencial é capaz de assegurar, por exemplo, que os filhos estejam em casa no horário ou estudem quando precisam. Isso porque a integração traz aos pais autonomia para desligar a televisão ou o computador quando é preciso ler um livro escolar ou diminuir a música caso ela esteja atrapalhando o sossego da casa.

Ao colocar sensores na porta, é possível também conferir horários de saída e chegada dos filhos adolescentes que moram na residência, sem que os pais precisem sair da cama para descobrir se eles já chegaram ou não em casa. Basta olhar no visor para descobrir se eles estão dentro da residência, uma vez que o mostrador muda de cor caso alguém tenha passado pela porta.

Contemplando ainda travas das portas da casa inteira (até mesmo do banheiro), integração do computador ao televisor e mesmo irrigação do jardim, boa parte de uma residência pode ser adaptada aos moradores, fazendo com que tarefas enfadonhas e simples sejam eliminadas do cotidiano.

A segurança também faz parte dos objetivos da automação residencial, já que ela apresenta o que há de melhor na hora de ligar câmeras de segurança, abrir portões e ativar alarmes contra qualquer um que queira entrar (e no caso dos adolescentes, sair) da casa.

De acordo com a necessidade de cada usuário, é possível instalar sensores em portas e janelas, aumentar ou diminuir as luzes quando se chega ou sai de casa, visualizar câmeras de segurança remotamente (através do computador) e muito mais.

Economia no bolso

Outro integrante importante na hora de automatizar a casa certamente é a economia. Ao acessar todos os sistemas remotamente, o usuário liga apenas aquilo que quer e precisa, sem necessariamente usar tudo na potência máxima. Isso faz com que as luzes de um cômodo da casa, por exemplo, estejam ligadas apenas quando necessário, e de uma forma inteligente.

Em outra situação, basta a leitura da sua impressão digital para comandar todo o desligamento da casa durante uma viagem, assegurando que nada ficará descuidadamente ligado quando sua família não estiver por lá. Antes de chegar à sua casa, é possível enviar um comando e retornar a residência ao estado normal, com as luzes da garagem ligadas e o ar-condicionado já na temperatura ideal.

Novidades e preferências na automação

Por falar em impressão digital, a grande novidade em termos de automação é a biometria, que nada mais é do que a possibilidade de controlar qualquer dispositivo através dos dedos. Cadastrando uma tarefa específica a cada dedo da mão, você controla desde luzes a sistemas de áudio e vídeo, passando até mesmo pela fonte de água que decora a sala.

Além da comodidade, a biometria pode proteger a casa contra a entrada de estranhos não cadastrados. Caso alguém não autorizado tente entrar com sua própria impressão, uma mensagem é enviada ao celular, alertando o morador do perigo.

Segundo Hattori, a automação mais pedida pelos clientes envolve iluminação, permitindo que as tarefas relacionadas à luz sejam realizadas de forma mais intuitiva e automática.

Celulares e tablets na mistura

Hattori conta que o que há de mais moderno na automação não é necessariamente a engenharia usada para conectar toda a casa, mas sim a forma com que as opções são acessadas pelo usuário.

Além dos aparelhos de biometria e os “interruptores” luminosos, capazes de iniciar ou parar uma tarefa em execução, a automação residencial permite ao usuário utilizar celulares e tablets para controlar processos, especialmente os produtos da Apple.

“Hoje, um dos grandes atrativos de ter a automação em uma residência é se utilizar da plataforma da Apple, gerenciando as opções com o iPad, iPhone ou iPod”, afirma Hattori. Aliado a isso está o acesso externo, já que atualmente você pode controlar o sistema residencial de fora de casa, através do celular, tablet ou notebook.

Existem programas para o controle da casa que podem ser baixados diretamente da App Store, liberando-se uma licença de uso que roda diretamente nos equipamentos. No caso da Nobel Home, o aplicativo utilizado é o Control 4 My Home, que trabalha em conjunto com toda a estrutura de automação disponível instalada na casa.

O cliente tem sempre razão (ou escolha, no caso)

Entretanto, Hattori afirma que o foco na hora de se automatizar uma residência é, certamente, saber o que o próprio cliente procura e adaptar-se ao que ele precisa. Com isso, pode-se criar qualquer alternativa que facilite a vida da pessoa ou família, ao invés de dificultar o uso dos aparelhos conectados através da nova interface de programa ou do sistema automatizado.

Fonte: Mibra ImoveisTecMundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s