Inteligência Artificial na Engenharia Civil: um novo olhar sobre a construção

Por: Pedro Ygor Rodrigues Mesquita

A acelerada evolução da Inteligência Artificial (IA) tem sido contemplada através de diversas transformações em demasiados âmbitos da sociedade, afinal, o poder tecnológico intervém em nossas vidas e as influencia fortemente, fato esse devido à dependência que a humanidade criou desse meio para conquistar novos patamares.

É sabido que esse avanço tecnológico traz consigo diversas melhorias para vários setores, mas geralmente não se conhece exatamente qual é a sua definição, pois se encontra facilmente uma infinidade delas, dependendo da bibliografia consultada. Porém, há dois pontos em comum entre todas elas quando as utilizamos em sistemas tecnológicos:  

  • Capacidade de Aprendizado: Alguns desses sistemas, como softwares, são capazes de executar tarefas sem a assistência humana, mas sempre tendo que ser concedidas novas informações quando se necessita da execução de uma nova tarefa. No entanto, com IA, esses sistemas possuem a capacidade de aprendizado, conseguindo, por meio da experiência, realizar trabalhos para os quais não foram programados inicialmente.
  • Autonomia: Com uma ínfima taxa de erro em sua execução, os sistemas detentores de IA têm autonomia, não necessitando, consequentemente, de um operador para realização de suas tarefas, uma vez que são ativados.

A Inteligência Artificial e as suas aplicações são frequentemente abordadas em diversas mídias, principalmente em temas que remetem a inovações da computação e afins. Contudo, suas vantagens não se resumem somente a tais áreas, dado que essa recente tecnologia vem contribuindo também com a Construção Civil, afinal, estamos falando de um mercado muito competitivo, que não deixaria de aproveitar oportunidades para se manter firme. Você conhece que benefícios esse mercado vem adquirindo com a Inteligência Artificial?

A partir da utilização dessa tecnologia, por exemplo, consegue-se hoje tornar vivo um projeto de construção. Tendo em vista que, com a Inteligência Artificial, as máquinas detêm habilidades que se aplicam a várias áreas, como as de planejamento, gerenciamento de projetos, gestão de segurança, análise de grandes fontes de dados e, até mesmo, vendas, tornando, por conseguinte, o panorama construtivo mais otimizado e eficiente, concomitantemente à diminuição de desperdícios da cadeia construtiva, que seriam, sem ela, cometidos pelos operadores e gestores.

Com esta postagem, você será capaz de entender a razão de tal tecnologia estar ganhando tanto espaço no mercado da Construção Civil, além de conhecer algumas de suas aplicações, como serão mostradas a seguir.

Aplicações da Inteligência Artificial na Construção Civil

Análise de Dados

Como citado anteriormente, a Inteligência Artificial possui autonomia e capacidade de aprendizado, com isso, algumas máquinas de hoje conseguem autonomamente analisar grandes fontes de dados e aprender com elas, utilizando-se da experiência e das informações disponíveis para identificar estrategicamente problemas específicos e, consequentemente, elaborar uma solução exequível.

Essas informações podem ser utilizadas, por exemplo, como uma ferramenta de gestão, capaz de analisar dados, com o fito de tornar mais eficiente a orçamentação de uma obra.

Um caso que faz uso disso é a tecnologia Budget Analytics (BA), desenvolvida pela empresa de consultoria Celere, a qual, com essa ferramenta, possibilitou o conhecimento de quanto custa cada metro quadrado de uma obra, com o reconhecimento do custo dos insumos presentes em cada centímetro quadrado dela, tornando, dessa forma, o projeto mais eficiente e lucrativo, sem que prejudicasse a sua qualidade, a partir dessa obtenção mais ampla de informações pelo gestor acerca do projeto.

Em suma, a Inteligência Artificial é capaz de acessar as várias informações presentes em uma obra e estruturá-las de forma clara, colocando-as à disposição dos gestores e dos dirigentes, que as utilizarão para tomadas de decisão mais assertivas e eficazes.

Gestão do canteiro de obra e da sua segurança

Com o advento da IA, o canteiro de obra está se tornando cada vez mais eficiente e otimizado. Para ratificar isso, existem hoje robôs que usam escaneamento para fotografar diariamente a obra, e, a partir disso, utiliza-se inteligência artificial com a finalidade de medir o progresso e a qualidade dela, baseado na sua análise de dados realizado por essa tecnologia.

Além disso, é possível analisar e interpretar o fluxo da obra, por meio de capturas diárias de vídeos do seu canteiro, que coopera, partindo-se disso, com o acompanhamento da evolução dela, conseguindo verificar sua segurança e deixar informado seus parceiros e clientes. Uma companhia que usufrui dessa ferramenta é a empresa INDUS.AI.

Fonte da imagem

É realizável também a verificação, em tempo real, de eventuais descumprimentos de normas regulamentadoras e a sua notificação, como a ausência do usufruto de EPIs pelos operadores, os possíveis procedimentos operacionais feitos erroneamente e, até mesmo, as violações de critérios definidos por certificações.

Inteligência Artificial na gestão de vendas e no atendimento ao cliente

Fonte da imagem

Por meio da análise e da interpretação de dados do mercado imobiliário, inteligências artificiais são aptas a facilitar a comercialização de imóveis, além de verificar o potencial imobiliário das propriedades, averiguando a oferta, a demanda e os hábitos de consumo dos clientes. Ademais, é possível ainda prever futuras necessidades desse público, o que ajuda em uma comunicação mais eficiente com ele no tempo mais adequado.

Retomando a ideia de autonomia e capacidade de aprendizado, mediante essas duas habilidades, a Inteligência Artificial possui a aptidão de realizar atendimentos, compreendendo, portanto, as perguntas dos clientes e encontrando, a partir delas, uma resposta adequada, podendo, inclusive, acessar serviços específicos, como geração de segundas vias de boletos.


BIBLIOGRAFIA

TORRES, Gabriela. Artigo: A aplicação de Data Science na construção civil. Drone Show, 2020. Disponível em: <https://droneshowla.com/artigo-aplicacao-de-data-science-na-construcao-civil/&gt;. Acesso em: 24 de maio de 2020.

LIMA, Tomás. Inteligência Artificial – Conheça as aplicações na Construção Civil. Sienge, 2020. Disponível em: <https://www.sienge.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-construcao-civil/&gt;. Acesso em: 24 de mio de 2020.

Aplicando Inteligência Artificial (IA) na construção civil. Mobuss Construção, 2018. Disponível em: <https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/inteligencia-artificial/&gt;. Acesso em: 24 de maio de 2020.

Como a inteligência artificial pode ser utilizada na engenharia. IBEC, 2018. Disponível em: <https://ibecensino.org.br/blog/dicas/como-a-inteligencia-artificial-pode-ser-utilizada-na-engenharia/&gt;. Acesso em: 24 de maio de 2020.

20 sistemas que mostram a evolução da inteligência artificial no setor de construção. Celere, 2019. Disponível em: <http://celere-ce.com.br/tecnologia/evolucao-da-inteligencia-artificial-no-setor-de-construcao/&gt;. Acesso em: 24 de maio de 2020.

As 7 principais aplicações de inteligência artificial nas empresas!. Stefanini GROUP. Disponível em:  <https://stefanini.com/pt-br/trends/artigos/as-7-principais-aplicacoes-de-inteligencia-artificial-nas-empres&gt;. Acesso em: 24 de maio de 2020.

KOROLOV, Maria. Estas são as principais aplicações de inteligência artificial hoje. CIO, 2019. Disponível em: <https://cio.com.br/estas-sao-as-principais-aplicacoes-de-inteligencia-artificial-hoje/&gt;. Acesso em: 24 de maio de 2020.

Rodríguez, A.L.T. Inteligencia artificial y ética de la responsabilidad. Cuestiones de Filosofía. Murcia, v.4, n.22, . p.141-170. 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s