Lifelong Learning: o aprendizado contínuo como forma de desenvolvimento pessoal e profissional

Por: Marcus Vinícius de Oliveira Barroso e Giovanna Tifanni França da Silva

Zygmunt Bauman, no desenvolver de seus trabalhos, introduziu o conceito de “mundo líquido”, que retrata a sociedade e as novas tecnologias como completamente mutáveis e voláteis. Esse conceito pode ser bem percebido quando paramos para pensar na seguinte situação: digamos que você dormisse em 1850 e acordasse em 1870, pouquíssimas mudanças seriam notadas, enquanto que se você dormisse em 2000 e acordasse em 2020, o mesmo intervalo de anos, você seria praticamente incapaz de acompanhar as mudanças que aconteceram.

De fato, nosso mundo está em um ritmo acelerado de evolução, não sabemos mais o que nos espera na próxima década, revelando cada vez mais a necessidade do ser humano acompanhar essas mudanças, aprofundando seus conhecimentos e desenvolvendo habilidades ao longo da vida. Pensar na dinâmica social como uma coisa praticamente imparável, gera a necessidade das pessoas acompanharem isso, por meio de um aprendizado que, também, nunca para.

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender.

– Alvin Toffler

Essa frase, citada por um dos mais renomados escritores e futuristas estadunidenses, se relaciona ao conceito de Lifelong Learning, que explica a busca pelo aprendizado de forma contínua nas trajetórias pessoal, acadêmica e profissional ao longo da vida, sendo seu objetivo principal ampliar e aprimorar conhecimentos e habilidades, fugindo da retrógrada ideia de “aprender, fazer e não precisar mais aprender”, e aderindo à ideia de “aprender, fazer, desaprender e reaprender”.

Imagem 1. Fonte da imagem.

Segundo a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), instituição que promove o conceito no mundo, a ideia pode ser definida como “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares. O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta”.

Para adaptar o lifelong learning à nossa realidade é necessário conhecer seus quatro pilares fundamentais:

  • 1. Aprender a conhecer:

Saiba como aprender a aprender. Adquira o conhecimento e tenha vontade de estudar sobre o assunto, pois só assim você será capaz de compreendê-lo de forma mais ampla, proporcionando o desenvolvimento de habilidades como senso crítico.

  • 2. Aprender a fazer:

Realize tarefas que você acha que lhe ajudará a desenvolver suas habilidades comportamentais, pois, mesmo a teoria sendo fundamental para elevar seu processo de aprendizagem, é com a prática que você irá se desenvolver mais e exercitar o que aprendeu, fazendo que isso se torne um hábito e elevando a qualidade de suas habilidades, ferramentas importantíssimas para seu futuro.

  • 3. Aprender a conviver:

A troca de saberes entre as pessoas é bastante importante para a manutenção do aprendizado e, para isso, você precisa saber que as relações interpessoais vão ser um dos elos mais fortes para o aprendizado contínuo. Saiba qual a melhor forma de lidar com as adversidades e desenvolva o seu sentimento de empatia, perceba a visão do outro, e resolva conflitos, para que essa experiência possa ocorrer da melhor forma.

  • 4. Aprender a ser:

Se desenvolva. O seu desenvolvimento é importantíssimo para a obtenção de conhecimentos. Crie e mantenha sua autonomia para estudar coisas novas, seja disruptivo em seus pensamentos e ações e não tenha medo de inovar. Dessa forma você estimula bastante sua independência e suas habilidades, lhe evoluindo, tanto profissionalmente, como pessoalmente.

Imagem 2. Fonte da imagem.

Além disso, existem dois conceitos intrinsecamente relacionados ao Lifelong Learning, como formas de você manter o seu desenvolvimento ascendente durante toda a sua vida, que são definidos por Upskilling e Reskilling.

  • Upskilling:

O termo significa “aprimorar” e se trata da ampliação de habilidades já adquiridas para atuar em alguma situação que você não tenha especialidade. Dessa forma, você será capaz de se desenvolver adquirindo o conhecimento em algo novo. Por exemplo, digamos que um engenheiro que trabalhe com softwares especializados realize uma capacitação ou um treinamento para aumentar suas competências e técnicas com esses softwares, ele está praticando Upskilling. É um método fundamental para agregar valor, tanto para o profissional, como para a empresa em que ele trabalha.

  • Reskilling:

Já esse termo significa “requalificação” e se trata da busca pela aprendizagem por meio do desenvolvimento de novas habilidades profissionais. Tem como principal foco, habilidades que possam permitir o seu bom desempenho em atividades diferentes das habituais. Ambientes profissionais que investem em requalificar os profissionais, fazendo que eles possam desenvolver sua multidisciplinaridade, têm muito a ganhar, gerando valor para sua empresa e aumentando a versatilidade de seus funcionários, desenvolvendo as habilidades desses profissionais para toda a vida.

Dada a importância do conceito de Lifelong Learning , pode-se perceber a necessidade de garantir a influência em vários ramos da sociedade, como os meios educacional e profissional, de forma que, com a aderência do conceito, tais meios possam desenvolver as habilidades de todos.

Entrando no âmbito educacional, a necessidade de aplicação do conceito surge com o objetivo de mudar o método de aprendizagem do ensino tradicional que consiste no “aprender para o momento”. Adaptando esse modelo ao conceito de aprendizado contínuo, os alunos são capazes de continuar adquirindo conhecimento e ampliando ainda mais seu aprendizado, proporcionando o desenvolvimento de habilidades que serão necessárias em um futuro profissional. Como forma de exemplificar como esse conceito vem se desenvolvendo no atual cenário de pandemia de COVID-19, temos que algumas instituições de ensino adaptaram suas atividades presenciais para o meio remoto, instigando professores e alunos a buscarem formas de organização e métodos de estudo para uma boa aprendizagem proporcionando assim o desenvolvimento de novas habilidades.

Já no meio profissional, o aprendizado contínuo assume um papel fundamental para a manutenção de seu desenvolvimento, acompanhando a crescente demanda tecnológica. Hoje, devido ao cenário que vivemos, é notável que as empresas que conseguiram se desenvolver e aderir ao meio home office, mantendo os resultados obtidos anteriormente de forma presencial, estão muito à frente das que não acompanharam essa necessidade, podendo garantir o seu crescimento e amenizar os problemas que a pandemia poderia causar. Também é possível notar a crescente procura das empresas por aderir aos métodos de reskilling e upskilling, o que, não só agrega valor à empresa, mas também desenvolve os funcionários para o mercado de trabalho futuro.

Fala-se muito no conceito de aprendizado ao longo da vida e como ele poderia ser adotado no modelo social atual. Seguindo a ideia de criar a cultura do Lifelong Learning, podemos ver esse método sendo aplicado em vários lugares do mundo, um exemplo é Singapura, que criou um meio de fazer com que os funcionários do país pudessem se  capacitar, seguindo a iniciativa SkillsFuture, onde os empregadores do país foram solicitados para relatar quais mudanças esperavam no seu setor em cinco anos e quais seriam as habilidades necessárias para o profissional do futuro. Com o recebimento dessas informações, em janeiro de 2016, todos os cidadãos de Singapura com mais de 25 anos passaram a receber US$ 345,00, que deveriam ser usados para sua capacitação, por meio de um treinamento realizado por diversas universidades do país.

No entanto, o mundo é repleto de realidades distintas, sendo necessário que o conceito se adapte à sua localidade, mas esse exemplo deve ser levado de forma a implementar o aprendizado contínuo como uma cultura intrínseca em toda a sociedade, como forma de garantir a evolução das habilidades dos profissionais do futuro. Vale ressaltar ainda, que esse tipo de método não é suficiente para alcançar os resultados que se espera do Lifelong Learning, sendo necessário, não só a mudança da mentalidade das pessoas, mas também ser uma forma da humanidade acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas.


BIBLIOGRAFIA

STARSE. Lifelong learning: a importância de NUNCA parar de estudar na vida. Disponível em: <https://www.startse.com/noticia/empreendedores/lifelong-learning>. Acesso em: 11 jun. 2020.

BLOGLYCEUM. Afinal, o que é lifelong learning e qual a sua importância?. Disponível em: <https://blog.lyceum.com.br/o-que-e-lifelong-learning/>. Acesso em: 11 jun. 2020.

CHIEF LEARNING OFFICER. The mindset of a lifelong learner. Disponível em: <https://www.chieflearningofficer.com/2020/05/26/the-mindset-of-a-lifelong-learner/>. Acesso em: 11 jun. 2020.

UOL TILT. Além do digital: habilidades humanas vão determinar seu trabalho no futuro. Disponível em: <https://govtech.blogosfera.uol.com.br/2020/05/02/o-que-podemos-esperar-para-o-futuro-do-trabalho-nos-proximos-anos/>. Acesso em: 11 jun. 2020.

IT FORUM 365. Conheça os 4 pilares para adotar o Lifelong Learning. Disponível em: <https://itforum365.com.br/conheca-os-quatro-pilares-para-adotar-o-lifelong-learning/>. Acesso em: 11 jun. 2020.

YOUTUBE. PUCRS Online: Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo – Leandro Karnal. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DbFleplwqho&list=PLJK55K7lvGoMTKPGgsMIxHZ97_NisKOZl> Acesso em: 11 jun. 2020.

Imagem de capa: Evolução de carreira. Disponível em: <https://thumbor.forbes.com/thumbor/960×0/https%3A%2F%2Fblogs-images.forbes.com%2Fkpmg%2Ffiles%2F2018%2F04%2Fimage006-1200×640.jpg>. Acesso em: 11 jun. 2020.

Imagem 1: Lifelong Learning Lifecycle. Disponível em: <https://www.chieflearningofficer.com/2020/05/26/the-mindset-of-a-lifelong-learner/>. Acesso em: 11 jun. 2020.

Imagem 2: Aprendizado contínuo ao longo da vida. Disponível em: <https://jorgenca.blogspot.com/2020/03/aprendizado-continuo-qual-importancia.html/>. Acesso em: 11 jun. 2020.

Uma resposta para “Lifelong Learning: o aprendizado contínuo como forma de desenvolvimento pessoal e profissional”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s