Futuro da água: soluções hídricas criativas e sustentáveis

Escrito por: Giovanna Tifanni França da Silva e Alana Maria Prado

Não há dúvidas de que a água é um bem essencial para nossa sobrevivência e para o modo de vida que conhecemos e estamos habituados. Em todo o mundo, existe uma grande preocupação quanto ao uso da água devido a diversos fatores como mudanças climáticas, poluição e, principalmente, a crise hídrica que a humanidade já está sofrendo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2025, cerca de 1,8 bilhões de pessoas viverão em áreas com escassez de água. Devido à importância da água em diversos campos como sociedade, economia e meio ambiente, a água é o tema inerente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. O ODS 6 – Água Potável e Saneamento tem como objetivo:

“assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”

         Sempre vemos muitas maneiras simples de economizar água em comerciais de TV, campanhas de rua e publicações em sites e redes sociais como, por exemplo, desligar a torneira enquanto escova os dentes, reaproveitar a água que sai do ar condicionado e não tomar banhos demorados. Existem tantos outros exemplos que você certamente já conhece e deve utilizar em casa. Atitudes simples, mas que impactam diretamente no futuro da água no mundo.

         Além disso, é necessário criar sistemas hídricos inovadores, tecnológicos e sustentáveis, seja em residências ou em cidades inteiras, para gerenciar o uso da água e buscar resolver de forma eficaz os problemas de escassez, infraestrutura e distribuição de água. Já existem diversas iniciativas de soluções hídricas sustentáveis e criativas espalhadas pelo mundo, que são elas:

Majik Water – transformando o ar em água potável limpa

O besouro da Namíbia vive numa zona muito seca e para garantir a sua sobrevivência teve que evoluir sua forma de capturar água. Este besouro capta água do ar por meio de sua carapaça que, em seguida, devido a gravidade, desce para a sua boca. Com base neste comportamento, quando uma seca severa ocorreu no Quênia, uma residente local, Beth Koigi, estava cansada de ver as pessoas bebendo água de má qualidade e criou um sistema inovador para filtrar e coletar água: o Majik Water.

Besouro da Namíbia

Fonte da imagem

         A tecnologia usada pela Majik Water é usar materiais semelhantes a esponjas ou dessecantes para absorver a umidade da atmosfera. O ventilador solar puxa o ar para o dessecante. Uma vez que a umidade do ar é coletada, o dessecante será exposto ao calor, o que fará com que a umidade se condense na água através da serpentina do condensador. Literalmente, transformar o ar em água limpa para o consumo!

         O sistema foi distribuído inicialmente em escolas para fornecer água potável às crianças carentes da região. Desde então, a fundadora vem buscando formas de levar o sistema a outras áreas afetadas pela seca, com o objetivo de tornar Majik Water parte da residência familiar. 

Sistema Majik Water

Fonte da imagem

Proteínas aquaporinas – a biomimética para dessalinização

         A biomimética consiste no aprendizado e aplicação do comportamento da natureza com um duplo objetivo: desenvolver tecnologias sustentáveis ​​e fornecer soluções para os problemas humanos atuais nos diversos âmbitos. O caso do besouro da Namíbia citado anteriormente também é um dos exemplos dessa prática. 

De um ponto de vista celular, encontramos o caso das proteínas aquaporinas, que ajudam a filtrar a água com mais rapidez na membrana plasmática das células. Inspirada no comportamento natural, a empresa Aquaporin desenvolveu um modelo eficaz para filtrar e purificar a água a partir dessas proteínas, principalmente para otimizar o processo de dessalinização de água. O que acontece é que quando as moléculas passam por essas proteínas, uma carga elétrica positiva é gerada e repelem os íons de sal. 

Proteínas aquaporinas e dessalinização

Fonte da imagem

As indústrias e a água – reutilização de água

Não é de hoje que as indústrias concentram diversos problemas ambientais como a poluição da água e do ar com os resíduos por elas emitidos. Portanto, a reutilização de água no setor industrial é uma das formas de reduzir os custos de abastecimento de água e tratamento das águas residuais. Além disso, o futuro das indústrias globais é que, no seu processo produtivo, foque em ser eficientes, tecnológicas e sustentáveis para assim diminuir o seu impacto ao meio ambiente.

         Assim, a empresa francesa L’Oréal, tem um projeto denominado Fábrica Seca, já aplicado em algumas de suas fábricas ao redor do mundo. Essa prática envolve o reaproveitamento de toda a água do sistema por meio de um processo de osmose, que remove resíduos químicos e torna a água adequada para reúso. Outro exemplo, é o da empresa Malwee que, além de não utilizar resíduos tóxicos no processo produtivo, passaram a fabricar jeans sustentáveis que reduziu em quase 100% o uso da água durante a confecção do produto.

Reutilização da água

Fonte da imagem 

Essas são algumas grandes iniciativas que estão sendo desenvolvidas em todo o mundo para garantir um futuro com menos escassez e com água melhor distribuída para todos. No entanto, o investimento dos países nessas e em outras iniciativas não é suficiente, pois, dependendo da tecnologia utilizada, pode ser uma despesa superior ao que os governos podem arcar. Por isso, a população deve começar de dentro de casa com atitudes simples, principalmente de reutilização de água, que ainda é a forma mais fácil, eficiente e inteligente de economizar, para que os efeitos sejam vistos de uma perspectiva global.

Referências:

NETFLIX. Brave Blue World: A crise hídrica. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81326710.  Acesso em: 9 dez. 2020.

ECYCLE. Companhia desenvolve membrana que filtra água de modo mais eficiente. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/1516-companhia-desenvolve-membrana-que-filtra-agua-de-modo-mais-eficiente-e-com-menor-gasto-energetico.html.  Acesso em: 14 dez. 2020.

EL PAÍS. Objetivo, no traspasar los límites del planeta. Disponível em: https://elpais.com/economia/especial-rsc/2020-11-30/objetivo-no-traspasar-los-limites-del-planeta.html. Acesso em: 14 dez. 2020.

MAJIK WATER. Harvesting drinking water from air.. Disponível em: http://www.majikwater.co/ . Acesso em: 13 dez. 2020.

MERCADO & CONSUMO. Novo jeans sustentável da Malwee permite redução de uso de água em 98%. Disponível em: https://mercadoeconsumo.com.br/2020/12/03/malwee-lanca-jeans-sustentavel-e-reforca-seu-compromisso-na-industria-da-moda/ . Acesso em: 14 dez. 2020.

PLATAFORMA AGENDA 30. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: http://www.agenda2030.org.br/ods/6/ . Acesso em: 9 dez. 2020.

THE WEATHER CHANNEL. The Women Behind an Innovative Water Crisis Solution That Sucks up Water from the Air. Disponível em: https://weather.com/forecast-change/news/2019-07-10-women-water-crisis-solution-sucks-water-air . Acesso em: 13 dez. 2020.

UNIVERSAL ENTRETENIMENTO. A carapaça do besouro-da-namíbia. Disponível em: https://universalenterterimento.wordpress.com/2016/09/27/besouro-da-manibia/ . Acesso em: 13 dez. 2020.

VERSO. A escassez de água no mundo já atinge dois terços da população mundial. Disponível em: http://versoassessoriadeimprensa.com.br/a-escassez-de-agua-no-mundo-ja-atinge-dois-tercos-da-populacao-mundial/#:~:text=Em%202025%2C%201%2C8%20bilh%C3%A3o,de%20%C3%A1gua%2C%20segundo%20a%20ONU.&text=Cerca%20de%20dois%20ter%C3%A7os%20da,insufici%C3%AAncia%20de%20%C3%A1gua%20at%C3%A9%202030.. Acesso em: 9 dez. 2020.

ZAP. “Mil vezes mais eficiente”. Cientistas criam sistema de filtragem de água inspirado no corpo humano. Disponível em: https://zap.aeiou.pt/sistema-filtragem-agua-corpo-humano-301314.  Acesso em: 14 dez. 2020.

Deixe um comentário