Escrito por Ananda Ribeiro Abreu
A Ponte Rio-Niterói é considerada um grande marco da engenharia brasileira moderna e completou recentemente, em 4 de março de 2024, 50 anos. Após 4 anos e meios sendo construída, em 4 de março de 1974 foi inaugurada a Ponte Presidente Costa e Silva, conhecida como Rio-Niterói, pelo presidente Emílio Garrastazu Médici. Essa construção foi resultado da necessidade de uma integração física entre Rio de Janeiro e Niterói, dando a volta na Baía de Guanabara, ou pelas Barcas.
Imagem 01 – Estrutura Ponte Rio-Niterói
A maior ponte do hemisfério sul, com mais de 13 km de extensão, foi construída com aço inglês e tem o maior vão em viga reta contínua do mundo, o Vão Central, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura, onde passam as embarcações de grande porte. No total são 1.152 vigas ao longo de sua estrutura e o tempo necessário para cruzá-la é de 13 minutos.
Imagem 02 – Distâncias da ponte
Melhorias e evolução
Durante esse meio século, a ponte sofreu melhorias e mudanças. Em 2004, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) desenvolveu para a rodovia os atenuadores dinâmicos sincronizados (ADS). Esse é um conjunto de massa e mola de 32 peças de aço (cada uma delas com 2 toneladas) e pesos de grandes proporções que funciona como um amortecedor para a estrutura do vão central. Em eventos com fortes ventos, a ponte teve uma redução de 90% de sua oscilação.
Em 2009, a ponte ganhou um reordenamento de faixas, que aumentaram de três para quatro, o que contribuiu para ampliar sua capacidade operacional. Em 2016, já sob administração da Ecoponte, concessionária do Grupo EcoRodovias, a praça de pedágio foi aumentada, a via ganhou iluminação de LED e lamelas antiofuscantes, sistema que utiliza defensas metálicas para eliminar o ofuscamento durante a noite causado pela iluminação dos faróis.
Imagem 03 – Fluxo da ponte
Movimento pendular
A ponte faz parte da rotina de milhares de moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro. Hoje em dia, o fluxo diário é de 150 mil veículos com 400 mil pessoas. Essa circulação intensa é fiscalizada diariamente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que usa sistemas de videomonitoramento, recursos tecnológicos como drones e câmeras de alta resolução para o acompanhamento de todo o trecho sob sua competência.
Uma das ocorrências que envolvem a ponte foi em 14 de novembro de 2022, quando o navio graneleiro São Luiz, ancorado desde 2016 na Baía de Guanabara, colidiu com a estrutura, levando ao fechamento da via nos dois sentidos até que sua integridade fosse avaliada. O congestionamento provocado pelo acidente superou 19 quilômetros na primeira hora do fechamento. A via sentido Niterói foi liberada três horas depois, mas a movimentação no sentido Rio de Janeiro ficou restrita a duas pistas até o dia seguinte, para reparos no guarda-corpo.
Curiosidades
- Com a autorização concedida, a firma Howard, Needles, Tammen and Bergendorf, dos Estados Unidos, projetou o trecho dos vãos principais em estrutura de aço, incluindo as fundações e os pilares.
- Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz, enquanto o engenheiro responsável pela ponte de aço foi o americano James Graham.
- A rainha Elizabeth II esteve no Rio de Janeiro para participar da cerimônia de início das obras, em 1968.
- As obras também foram marcadas pelas mortes de trabalhadores. Imagens da época mostram funcionários sem nenhum equipamento de segurança. É o que mostrou uma reportagem do Jornal Nacional com o acervo da TV Globo.
- Oficialmente, 33 operários morreram, mas as estimativas da época, não oficiais, apontam 400 óbitos, incluindo operários e engenheiros.
- O primeiro carro a cruzar a ponte oficialmente levou o ex-presidente Emilio Garrastazu Médici, enquanto uma multidão acompanhava tudo de perto.
Imagem 04 – Construção da Ponte Rio-Niterói
Referências
DI LORENZO, Alessandro. 50 anos: como a Ponte Rio-Niterói foi erguida?. Olhar Digital, 2024. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2024/03/04/pro/50-anos-como-a-ponte-rio-niteroi-foi-erguida/. Acesso em março de 2024.
MENDES, Cléber. Ponte Rio-Niterói 50 anos: história, mitos e curiosidades da maior obra rodoviária do Brasil. O Dia, 2024. Disponível em: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2024/03/6803258-ponte-rio-niteroi-50-anos-historia-mitos-e-curiosidades-da-maior-obra-rodoviaria-do-brasil.html. Acesso em março de 2024.
GRANDA, Alana; CAMPOS, Ana Cristina; LISBOA, Vinícius. Com fluxo diário de 150 mil veículos, Ponte Rio-Niterói faz 50 anos. Agência Brasil, 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-03/com-fluxo-diario-de-150-mil-veiculos-ponte-rio-niteroi-faz-50-anos. Acesso em março de 2024.
PIERRE, Eduardo. 50 anos da Ponte Rio-Niterói. G1, 2024. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ponte-rio-niteroi-50-anos-infografico/. Acesso em março de 2024.