Estádios e uma cidade construídos do zero: como Qatar está se preparando para a copa do mundo de 2022

Escrito por: Letícia Louise Cavalcante de Azevedo

De quatro em quatro anos, o mundo inteiro volta suas expectativas para as suas respectivas seleções de futebol, embarcando em um dos maiores eventos esportivos: A copa do mundo. Essa competição foi criada pelo francês Jules Rimet em 1928, após assumir a FIFA, Federation International Football Association, essa que é a instituição mais importante do futebol mundial.

Imagem 1: Abertura da primeira copa do mundo

Fonte: Lance.

Em cada uma das suas edições, a copa do mundo acontece em um país diferente que passa por vários requisitos para serem escolhidos, dentre eles: A FIFA exige que o país possua pelo menos 12 estádios com capacidade mínima de 40 mil pessoas, sendo o local que for comportar a final do evento com capacidade mínima de 80 mil espectadores, que tenha infraestrutura de transportes e acomodação para todos os turistas e espectadores, além disso é necessário que se tenha a capacidade de transmissão dos jogos para todas as redes de televisão do mundo, sendo assim, devendo ter uma tecnologia para suportar o grande volume de informações sendo trocadas simultaneamente.

De forma a garantir os países habilitados para recepcionar o evento, vários fiscais fazem visitas aos possíveis candidatos levando suas atribuições a um conjunto de membros da comissão organizadora da federação que fazem uma votação a fim de escolher a sede, sendo necessário +50% dos votos para que o país tenha a honra de sediar esse grande acontecimento esportivo.

Sobre a sua próxima edição, a copa já tem data, local e já estar nos preparativos para receber os mais de um milhão de turistas e fãs do futebol. No Oriente Médio, com um território de 11,6 mil km² e um dos maiores PIBs per capita da Terra com 63,2 mil dólares por ano (Banco Mundial), o país sede é o menor dentre os últimos que receberam o evento e vai contar com 32 seleções disputando o mundial.

Imagem 2: Localização do Qatar no mapa

Fonte: Prepara ENEM.

Qatar, a sede da copa do mundo de 2022, vem surpreendendo todos com suas conquistas magníficas para o evento. Além de ser o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma copa do Mundo desde que o evento foi criado, ele está construindo todos os seus estádios especialmente para esse momento e ninguém do país ouve falar em atrasos nas obras, muito pelo contrário, o país promete trazer a copa mais rápida e com maior estratégia de mobilidade urbana já vista na história e como se não bastasse, uma cidade construída do zero e em cima de um deserto que irá receber a abertura e a final do evento, surreal né?

Imagem 3: Primeiro estádio construído para a copa

Fonte: DCI.

QATAR E A MOBILIDADE URBANA

É importante ressaltar que, antes dos preparativos para se tornar a cidade sede da Copa do Mundo, o Qatar era totalmente dependente de veículos individuais e, já no início de seus preparativos, a primeira decisão tomada pelo governo do país foi de trazer uma mobilidade urbana mais eficiente de forma a facilitar o deslocamento dos espectadores e turistas pela cidade. Em consequência disso, no final de 2020, foi inaugurada uma rede metroviária de última geração que virá a se tornar a estratégia principal de desenvolvimento do transporte público no território.

O Projeto Ferroviário Integrado do Qatar (QIRP) já colocou em funcionamento as primeiras 37 estações novas de metrô, divididas em 3 linhas e com uma extensão total de 76 km. Essas estações, além de serem construídas estrategicamente próximas a todos os estádios segundo o projeto principal, seguem um design inovador, com espaços arqueados inspirados nas tendas beduínas, se tornando uma reflexão da herança cultural do país.

Imagens 4 e 5: Tendas beduínas usadas de inspiração e a Estação de Doha

Fontes: Dreams Time e The Peninsula Qatar.

Essas especificações nas arquiteturas dos projetos estão presentes em um documento chamado Manual de Marca de Arquitetura, elaborado justamente para fornecer um conjunto de detalhes, diretrizes e materiais que permitem uma construção eficiente das estruturas e, consequentemente, garantindo a identidade tal qual a UNStudio (escritório de arquitetura holadês) e o Departamento de Arquitetura Ferroviária do Qatar haviam previstos. Além disso, parafraseando a fala de um dos arquitetos do projeto, Ben van Berkel, afirmando que os indivíduos têm que ser encorajados a usar uma forma de transporte mais sustentável e realmente serem atraídos de forma a querer voltar e visitar novamente, e diante disso, um sistema de salas abertas de entrada foi criado a fim de criar espaços de fácil acesso e com displays digitais, onde são fornecidas todas as informações do serviço e suas respectivas atualizações.

Imagem 6: Displays da Estação de Doha

Fonte: Contando as horas.

Se tratando do sistema de metrô, esse funciona de forma subterrânea e já é composto por 110 trens de última geração, podendo alcançar até 100 km/h. Seus vagões foram construídos seguindo os padrões de modernidade e inovação da classe mundial. 

Imagem 7: Metrôs de Doha

Fonte: Globo.

Ainda abordando as inovações das formas de locomoção, a marca alemã Volkswagen e a Qatar Investiment Authority planejam desenvolver um sistema de transporte público autossuficiente. Esse sistema é composto por:

  • Um veículo  elétrico apelidado de “Kombi do futuro”, tendo capacidade para transportar quatro pessoas;
  • 10 ônibus da marca Scania também com a mesma tecnologia, mas sendo usado para transportar uma quantidade maior de passageiros.

Essa forma de transporte é isenta de emissão de carbono e, além de promover o diferencial na mobilidade urbana, irá melhorar a eficiência energética e diminuir a poluição ao meio ambiente

Imagem 8: Projeto da Kombi do futuro

Fonte: Loja Freeway

LUSAIL: A CIDADE CONSTRUÍDA EM CIMA DO DESERTO ESPECIALMENTE PARA A COPA

Sendo palco da abertura e da grande final do mundial, Lusail está sendo construída especialmente para a Copa de 2022 e terá metrô, 19 bairros, 22 hóteis, hospitais, 36 escolas, centros comerciais, além de uma ampla área de lazer. Ela ocupará 38 km² e vai ficar a 15 km ao norte de Doha, no meio do deserto, além disso vai ter um custo de 45 bilhões de dólares e será a cidade planejada mais cara do mundo. Outrossim, terá também um dos estádios mais inovadores dos últimos tempos.

Ras Abu Aboud Stadium contará com uma estrutura totalmente desmontável e poderá ser utilizado em outras edições do evento ou semelhantes. Essa tecnologia será permitida por meio dos blocos modulares que vão compor sua infraestrutura, feito de containers reciclados se tornando, também, uma conquista sustentável do país em questão. Segundo Fenwick, o arquiteto responsável, será possível montar arenas de tênis, estádios de atletismo, áreas de lazer, comércios e muitos outros.

Imagem 9: Ras Abu Aboud Stadium (Estádio desmontável)

Fonte: Esporte Fera.

Antigamente, Lusail era um pequeno vilarejo isolado no deserto e que, no fim do século passado, serviu de moradia para o fundador do país que também foi enterrado lá após sua morte em 1913. A cidade permaneceu com o nome para servir de homenagem e irá se tornar a grande protagonista do mundial sendo uma cidade altamente rica em inteligência artificial, moderna, sustentável e que promova um bem-estar aos seus moradores. Suas novidades começam desde a rapidez das construções até os elementos tecnológicos que serão usados para atividades simples da cidade como: compra de produtos com provadores virtuais, fotos os com ídolos projetados em hologramas, a coleta de lixo será através de dispositivos pneumáticos e com salas para monitoração, coleta de energia solar e obras que são acompanhadas virtualmente.

Imagem 10: Comparação do território de Lusail

Imagens 11 a 14: Galeria de fotos do projeto de Lusail

Fonte: Qatar 2022/EFE

GALERIA DOS ESTÁDIOS PARA A COPA DE 2022: 

Estádio Khalifa: único que foi reformado para a Copa do Qatar:

Fonte: Divulgação do Qatar

Estádio Al Wakrah: primeiro estádio da Copa do Qatar a ficar pronto:


Fonte: Divulgação Supreme Committee for Delivery & Legacy

Estádio Lusail projetado para receber a abertura e final da Copa:


Fonte: Divulgação do Qatar

Estádio Al Bayt receberá jogos até a semifinal da Copa:


Fonte: Divulgação do Qatar

Estádio Al Rayyan receberá jogos até as quartas de final da Copa:


Fonte: Divulgação do Qatar


Estádio Al Thumama terá capacidade para 40 mil pessoas:


Fonte: Divulgação do Qatar


Estádio Education City sendo construído em área universitária:


Fonte: Divulgação do Qatar

Estádio Ras Abu Aboud, construído com contêineres, será desfeito depois da Copa:


Fonte: Divulgação do Qatar


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

NOVA ESCOLA. Como acontece a escolha do país sede da copa do mundo? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1474/como-acontece-a-escolha-do-pais-sede-da-copa-domundo. Acesso em: Setembro. 2021

Governo do Qatar

 UNStudio

SUMMIT MOBILIDADE. Doha inaugura novas estações de metrô com layout inovador. Disponível em: https://summitmobilidade.estadao.com.br/ir-e-vir-no-mundo/doha-inaugura-novas-estacoes-de-metro-com-layout-inovador/. Acesso em: Setembro. 2021

UOL Notícias. Copa do mundo de 2022: A kombi autonoma como meio de transporte. Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2019/12/17/copa-do-mundo-de-2022-tera-kombi-autonoma-como-meio-de-transporte.htm. Acesso em: Setembro. 2021

BRASIL ESCOLA. Copa do mundo do Qatar 2022. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-mundo-catar-2022.htm. Acesso em: Setembro. 2021

ESPORTE FERA. Notícias do futebol. Disponível em: https://esportefera.com.br/noticias/futebol. Acesso em: Setembro. 2021

GLOBO. Vila antiga a cidade do futuro: Lusail a sede da final da copa de 2022 que nasceu no deserto. Disponível em: https://ge.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/de-vila-antiga-a-cidade-do-futuro-lusail-a-sede-da-final-da-copa-de-2022-que-nasceu-no-deserto.ghtml. Acesso em: Setembro. 2021

GAUCHAZH ESPORTES. A cidade mais cara do mundo planejada para a próxima copa do mundo. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/copa-do-mundo/noticia/2019/05/catar-2022-a-cidade-mais-cara-do-mundo-planejada-para-a-proxima-copa-do-mundo-cjw2m777a004301o3h003juns.html. Acesso em: Setembro. 2021

Deixe um comentário