Maestria tecnológica: O uso de drones na Engenharia Civil

Escrito por: José Levi Santos

Com o avanço dos aprimoramentos em veículos aéreos não tripulados, os VANTs, que antes tinham seu uso exclusivamente militar, principalmente no reconhecimento de territórios e localização de áreas, passaram a ser comercialmente denominados de drones. Desse modo, contemplando a urgência humana de atribuir utilidade as suas criações e contribuindo de forma logística em setores que foram bastante desenvolvidos após a sua introdução.

Figura 1 – Uso de Drone comercialmente

Fonte: Empresas e Negócios, 2021

Atualmente, por questões de convenções da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), os drones são classificados como aeronaves e seguem a normatização de segurança padrão da organização. Além disso, é assunto recorrente nos departamentos o compartilhamento do espaço aéreo entre veículos não tripulados e tripulados, mas ainda é um cenário futuro que precisará de legitimação das agencias de controle de voos, uma vez que o regulamento permite apenas o uso de drones em serviços de cunho primordial à sociedade.

E na Engenharia Civil?

Em relação a sua serventia na Engenharia Civil, no momento, o seu uso tem sido tanto documental – captura de fotos, gravações e acompanhamento em tempo real sobre o local desejado, como técnico, onde são coletados dados que fomentam a elaborações de representações, análises e estudos de projeto, dessa forma, abrindo um leque de aproveitamento desse aparelho no ramo. Os drones tem bastante potencial para produzirem modelos topográficos de detalhe, de terreno e elevação, além de ser um buffer na parte de mapeamento de rios, ferrovias e rodovias com o uso da fotogrametria – ciência que obtém medidas precisas, através de fotografias aéreas. Também é possível fazer o uso do drone no “ as built “ ou “como construído” sendo fidedigno a norma NBR 14645-3 – Elaboração do “Como Construído” (As built). De modo que é feita, com maior facilidade, a análise técnica do empreendimento e infere numa redução de gastos e tempo no planejamento do cronograma e demandas de material e mão de obra.

Figura 2 – Drone numa obra

Fonte: Construtora JN, 2021

Uso em inspeções

Anteriormente, quando foi tratado sobre “as built“ se percebeu que o drone apresentava certo respaldo, mesmo que ainda não se equiparasse a uma inspeção em níveis de detalhes. O uso de um equipamento com as características necessárias para certo procedimento de monitoramento causaria um “buff” em sua realização, de modo que o seu privilégio de sobrevoar alturas consideravelmente inseguras e o fácil acesso a locais íngremes, permite o acompanhamento em tempo real da estrutura e sua segurança, além da sua importância estatística com as suas redundâncias de observações.

Figura 3 – Monitoramento de Obra

Fonte: Alcance Engenharia, 2021

Implantação

Por meio da sua riqueza de detalhes e capacidade de ser remotamente controlado ou com rota programada, um engenheiro acaba tendo uma visão macro do que está acontecendo em obra através do drone, sem contar com os benefícios topográficos e da qualidade da inspeção que o aparelho propõe, que acabam gerando uma rapidez e solidez dos processos trabalhados. Atualmente, o mercado da construção civil está se preparando financeiramente e se capacitando para uma inserção gradativa dessa engenhosidade, já que é necessário um alto investimento para a aquisição e manutenção. Dessa forma, vale pensar que os diversos modelos de aparelho e acessórios que podem ser implementados nos drones sejam instrumento para a engenharia avançar de forma efetiva em relação às necessidades da sociedade.

Referências

VULEJ, Rafael. Drones em Operações Militares. Florianopolis: ., 2012. 16 slides, color.

O uso de drones na construção civil. 2021. Disponível em: https://www.construtorajn.com.br/blog/arte-e-inovacao/o-uso-de-drones-na-construcao-civil/. Acesso em: 29 abr. 2022.

ENGENHARIA, Nw. O que é As Built? Para que serve? 2020. Disponível em: https://nwengenharia.com.br/o-que-e-as-built-para-que-serve/#:~:text=O%20projeto%20as%20built%20é,estruturas%20existentes%20em%20um%20empreendimento. Acesso em: 30 abr. 2022

 RICARDO. Mitos, verdades e entrelinhas sobre o uso comercial de drones. 2020. Disponível em: https://jornalempresasenegocios.com.br/tecnologia/mitos-verdades-e-entrelinhas-sobre-o-uso-comercial-de-drones/. Acesso em: 28 abr. 2022.

Uma resposta para “”

Deixe um comentário