Geossintéticos

Definição: 

Geossintéticos são produtos industrializados onde pelo menos um de seus componentes é fabricado com polímeros sintéticos ou naturais e que servem para solucionar problemas na área de geotecnia. Esta tecnologia não é tão nova e já vem ganhando espaço no mercado há tempos devido à capacidade de por fim a antigos problemas na engenharia.

Os geossintéticos podem apresentar diversas funções entre as quais se destacam separação, filtração, drenagem, reforço, contenção de fluidos/gases, ou controle de processos erosivos. Dependendo do caso o produto pode apresentar mais de uma função.

O desenvolvimento dessa tecnologia possibilitou a simplificação de vários problemas e sistemas de engenharia, tais como construções sobre solos frágeis, ganho de estabilidade em taludes com dimensão e inclinação menores, drenagem de vias e áreas especiais, mitigação da erosão do solo entre outros. A seguir conheceremos os tipos de geossintéticos e suas aplicações.

Tipos:

Geotêxteis: são mantas contínuas de fibras, filamentos ou tecidos flexíveis e permeáveis. São utilizados para aplicações de separação, proteção, filtração, drenagem, reforço e controle de erosões.

Geogrelhas: são materiais geossintéticos com forma de grelha. A principal aplicação das geogrelhas é em reforço de solos.

Georredes: são materiais com aparência semelhante à das grelhas formados por duas séries de membros extrudados paralelos, que se interceptam em ângulo constante. Possui alta porosidade ao longo do plano, sendo usada para conduzir elevadas vazões de fluidos ou gases.

Geomembranas: são mantas contínuas e flexíveis constituídas de um ou mais materiais sintéticos. Elas possuem baixíssima permeabilidade e são usadas como barreiras para fluidos, gases ou vapores.

Geocompostos: são geossintéticos formados pela associação de dois ou mais tipos de geossintéticos como, por exemplo: geotêxtil-georrede; geotêxtil-geogrelha; georrede-geomembrana ou geocomposto argiloso (GCL). Geocompostos drenantes pré-fabricados ou geodrenos são constituídos por um núcleo plástico drenante envolto por um filtro geotêxtil.

Geocompostos argilosos (GCL’s): são geocompostos fabricados com uma camada de bentonita geralmente incorporada entre geotêxteis de topo e base ou ligadas à uma geomembrana ou à uma única manta de geotêxtil. Atuam efetivamente como barreira para líquido ou gás e são comumente usados em aterros sanitários em conjunto com geomembranas.

Geotubos: são tubos poliméricos perfurados ou não usados para drenagem de líquidos ou gases (incluindo coleta de chorume ou gases em aplicações de aterros sanitários). Em alguns casos o tubo perfurado é envolvido por um filtro geotêxtil.

Geoexpandido: são blocos ou placas produzidos por meio da expansão de espuma de poliestireno para formar uma estrutura de baixa densidade. O geoexpandido é usado para isolamento térmico, como um material leve em substituição a aterros de solo ou como uma camada vertical compressível para reduzir pressões de solo sobre muros rígidos.

Obras com aplicações de geossintéticos:

  1. Canal de Irrigação/ BAobra1
  • Produto: Geomembrana de PEAD
  • Aplicação: Ipermeabilização
  • Soluções:

A melhor alternativa econômica e eficiente para a o fornecimento controlado na fazenda foi a irrigação. Já a melhor alternativa de impermeabilização do canal foi revesti-lo com Geomembrana de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), que além impermeabilizar o local é a melhor opção em durabilidade, resistência e capacidade de deformação com baixo custo.

  • Resultado:

Canal impermeabilizado, evitando a perda de água no solo e garantindo o cultivo irrigado adequadamente. al impermeabilizado, evitando a perda de água no solo e garantindo o cultivo irrigado adequadamente.

 

      2. Drenagem da Arena Fonte Nova Obra 2

  • Produto: Manta geotêxtil não tecido de filamentos contínuos 100% poliéster com resistência tração longitudinal mínima de 16kN/m e tração transversal mínima de 14kN/m.
  • Aplicação: Necessidade de um sistema drenante eficiente do campo de futebol para evitar o acúmulo de água superficial em épocas de chuva, que prejudica os jogos e o crescimento do gramado.
  • Soluções:

O geotêxtil atuou como elemento de filtração, permitindo um escoamento rápido da água, ao mesmo tempo em que evita o carreamento de partículas para o interior do dreno. Além disso, como elemento de separação, evitou a mistura de dois materiais preservando as suas características originais.

  • Resultado:

Maior velocidade de execução da obra, eficiência do sistema drenante ao longo do tempo, preservação das características originais de materiais adjacentes.

     3. Construção da Fábrica de Tubos Planos da VSB

  • Produto: Geocélula
  • Aplicação: Proteção dos taludes contra erosão.
  • Soluções:

Com isso, a solução definitiva para o controle da erosão dos taludes, foi a aplicação de geocélulas de polipropileno preenchidas com um solo próprio para o plantio, e em seguida foi aplicada a hidrossemeadura para o revestimento dos taludes.

  • Resultado:

Foram instalados neste projeto em torno de 50.000 m2 de geocélulas de polipropileno. O sistema com geocélulas se apresentou como uma ótima alternativa para esta aplicação, destacando-se a facilidade e praticidade na execução, aliadas a alta produtividade proporcionada, resultando com isso em vantagens técnicas e econômicas para a obra.

Soluções Práticas:

Outras vantagens dos geossintéticos são o menor tempo de execução das obras, devido à facilidade de instalação em relação aos agregados naturais, que exigem equipamentos de terraplenagem de grande porte, e consequentemente maior poluição ambiental, e a preservação dos recursos naturais, por serem produtos alternativos aos materiais naturais, como solos e materiais granulares, tornando-se uma aplicação inteligente para preservação do meio ambiente.

Autor: Geovane Castro

 

Bibliografia:

Igs Brasil – Associação Brasileira de Geossintéticos; Disponível em <http://goo.gl/BJp2sM&gt;; Acesso em: 23 de março de 2016.

CTG ABINT – Comitê Técnico de Geossintéticos; Disponível em: <http://goo.gl/OqIMyg&gt;; Acesso em: 23 de março de 2016.

CTG ABINT – Comitê Técnico de Geossintéticos – Casos de Obras; Disponível em: <http://goo.gl/EhfwXg&gt;; Acesso em: 23 de março de 2016.

Téchne – Como usar geossintéticos; Disponível em: < http://goo.gl/lLoHkW&gt;; Acesso em: 23 de março de 2016.

 

 

 

Deixe um comentário