Maximizando o valor social de projetos: 4 recomendações para engenheiros civis.

Escrito por: Maria Laura Araújo Alves

“The most effective way of delivering social value is simply to invest in the right projects.”

– Extraído da Pesquisa Maximising Social Value from Infrastructure Projects

A frase acima pode parecer óbvia ao lê-la: “a maneira mais eficaz de entregar valor social é simplesmente investir nos projetos certos”. Afinal, o melhor modo de trilhar o sucesso é realizar os passos reconhecidamente certos. No entanto, o que torna essa frase com o sentido mais amplo é o termo valor social. Foi em busca de respostas mais concretas sobre como os engenheiros civis podem criar real valor social na área da infraestrutura que as instituições ICE Research and Development Enabling Fund e Useful Projects desenvolveram o projeto de pesquisa “Maximising Social Value from Infrastructure Projects”, publicado em junho de 2020.

No contexto atual de reestruturação da economia devido à pandemia Covid – 19, projetos de infraestruturas voltados ao desenvolvimento de valor social, ao mesmo tempo que melhoram os ciclos de vida dos projetos, serão cruciais para ajudar na recuperação de economias locais. Mas antes de prosseguir nas descobertas dessa pesquisa e como ela pode ajudar você no seu papel como engenheiro, deve-se questionar: o que é valor social na engenharia?

O principal objetivo da infraestrutura é atender às necessidades da sociedade, nos âmbitos de transporte público, estradas, energia de baixo carbono, abastecimento de água potável, proteção contra enchentes, entre outros. Dado o vasto raio de possibilidades, não é atoa que os projetos desenvolvidos nessa área podem gerar grande quantidade de empregos, nutrir cadeias de abastecimento, melhorar a qualidade do ar, promover inclusão social, proporcionando, assim, o bem-estar. Eis a definição de valor social, ou seja, a infraestrutura deve ter o design voltado para as pessoas, não para os engenheiros. Mas como isso é entendido ainda em nossa cadeia produtiva atualmente?

O projeto de pesquisa estudou maneiras de agregar tal valor em todas as fases do ciclo de vida de um projeto, enquanto que usualmente ele é entendido apenas nas fases de aquisição e construção. A grande inovação é como estruturar o valor social e medi-lo em um projeto. O modelo, “Social Value Maturity Framework for infrastructure projects”, consiste em três fases: ‘what you build’, ‘how you build’, e ‘’how you operate”. Esses três fatores servem como um catálogo para guiar as equipes de infraestruturas nas tomadas de decisões para maximizar o impacto positivo no valor social.

Imagem 1

Ciclo de vida de um projeto segundo a pesquisa.

Recomendações para engenheiros civis

             Na pesquisa, existem várias recomendações que vão desde como agir na fase de planejamento até como o governo local pode guiar suas ações. As recomendações diretamente como engenheiros podem mediar seus projetos para alcançar maior valor social estão listadas abaixo:

1.       Invista no projeto certo;

Essa postagem do blog não começou com essa frase sem razões: muito pode ser alcançado investindo tempo e recursos no projeto certo. Explorar soluções alternativas ao convencional irão proporcionar maior valor social, principalmente aquelas que integram outras soluções de infraestrutura.

2.       Adote uma visão ampla do valor social;

É sempre necessário que você pense como os ativos de infraestrutura podem melhorar as vidas das pessoas locais, desenvolvendo, assim, muitos benefícios.

Imagem 2

Voluntários de Mace trabalhando no local comunidades para criar parques de bolso, aumentar a biodiversidade e deixar um resultado positivo legado de seus projetos de construção

3.       Objetive a criação de valor social em todas as fases do ciclo de vida do projeto;

Como mencionado anteriormente, o modelo atual de produção é focalizado nas fases de aquisição e entrega de um projeto de infraestrutura. Dessa maneira, muitos benefícios são perdidos, sendo necessário sempre o uso de ferramentas para fechar essa lacuna, fornecendo possibilidades para todos os estágios do projeto.

Imagem 3

Explicação do ciclo de vida de um projeto segundo a pesquisa.

4.       Baseie as intervenções de valor social em uma Análise de Necessidades Locais

As soluções para a comunidades devem ser sempre objetivas, visando alcançar maior resultado possível a partir de seus problemas. Nessa recomendação, também há o envolvimento dos clientes, uma vez que eles fazem parte desse processo, devendo avaliar as necessidades em conjunto à empresa prestadora de serviço, acordando os limites do projeto e suas características.

BIBLIOGRAFIA

DOBSON, Jo. Maximising Social Value from Infrastructure Projects. 2020. Disponível em: < https://usefulprojects.co.uk/wp-content/uploads/2020/01/Maximising_social_value_from_infrastructure_projects_v1.1.pdf&gt;. Acesso em 29 de setembro de 2019.

DOBSON, Jo. How can civil engineers create social value?. 2020. Disponível em: < https://www.ice.org.uk/news-and-insight/the-civil-engineer/june-2020/how-can-civil-engineers-create-social-value>. Acesso em 29 de setembro de 2019.

Deixe um comentário