ScienceDirect, Scopus e Mendeley: Plataformas para impulsionar seus trabalhos acadêmicos

Escrito por: Jácio Nicolas

Você está iniciando uma pesquisa científica ou fazendo um trabalho acadêmico e não sabe como encontrar trabalhos relevantes para usar como referência? Ou já está envolvido em um trabalho, mas não saber como organizar suas referências?

Nesse post vocês vão aprender tudo que precisam para impulsionar seu trabalho de forma simples e otimizada, e obter resultados satisfatórios em pouco tempo.

TCCs, monografias, artigos científicos e relatórios técnicos são trabalhos que fazem parte da formação acadêmica de todos profissionais, esses trabalhos devem possuir uma fundamentação teórica com base em publicações científicas relevantes nacionalmente e internacionalmente. Existem inúmeras plataformas que possibilitam essa busca, para isso, vamos explorar de forma profunda o ScienceDirect, Scopus e Mendeley, que são as ferramentas mais completas.

Algumas dicas de ouro antes iniciar a pesquisa:

  1. Treine seu inglês, todas as plataformas possuem busca otimizadas para termos em inglês e os artigos mais relevantes também então na referida língua;
  2. Configure o acesso pela proxy ou pelo CAFE para ter acesso, de forma gratuita, aos conteúdos de revistas pagas.

ScienceDirect

O ScienceDirect é uma plataforma da Elsevier que conta com mais de 14 milhões de publicações de 3800 revistas diferentes e mais de 35000 livros. Na plataforma você consegue acessar o texto completo das publicações com o acesso via Capes (Proxy ou CAFE). Na pesquisa avançada pode-se utilizar os operadores OR, AND e NOT nos termos de pesquisa.

A plataforma permite um acesso rápido aos textos completos conforme os termos pesquisado, porém possui métricas (estatísticas sobre a relevância do trabalho) mais limitadas quando comparada com outras plataformas como a Scopus.

Scopus

Diferentemente do ScienceDirect, o Scopus possui um banco de dados de resumos e citações, não contendo o texto completo do trabalho. Mas por que não usar apenas o ScienceDirect então? Apesar de não possuir o texto completo, o Scopus possui muitas métricas, que nos possibilita avaliar a relevância do trabalho, dos autores e do tema pesquisado, algo fundamental na elaboração de trabalhos.

Outra grande vantagem do Scopus são suas chaves de pesquisa, que possibilita filtrar trabalhos conforme suas necessidades. Para isso, basta acessar a página de pesquisa da Scopus e depois selecionar a pesquisa avançada:

Na lateral direita vocês poderão encontrar todos os operadores permitidos na pesquisa, por exemplo, ao digitar TITLE-ABS-KEY (coronavirus AND “genetic mutation”) o Scopus retornará todos os trabalhos que possuem as palavras Coronavírus e Mutação genética, simultâneamente, no Título, resumo e palavras-chave (TITLE-ABS-KEY = Article title, Abstract, Keywords), caso fosse utilizado o operador OR (ou), seriam encontrados trabalhos que falariam só de coronavírus, ou só sobre mutação genética ou sobre ambos. Poderão ser adicionadas inúmeras condições, tornando os resultados da pesquisa ainda mais específicos. Os resultados serão exibidos da seguinte forma:

Ao clicar nos trabalhos será possível acessar o resumo, as referências e as métricas do mesmo. Caso o documento seja de acesso livre ou acesso seja feito via CAPES (CAFE ou Proxy), será possível visualizar e baixar o texto completo clicando no botão Capes-BR. Pode-se acessar as estatísticas da pesquisa clicando em Analyze search results:

Será gerada várias estatísticas que permitirão avaliar a relevância do tema, os autores, regiões e instituições que mais publicam sobre esse tema e a quantidade de trabalhos publicados sobre o tema ao longo dos anos.

Mendeley

O mendeley é um gerenciador de referências gratuito que permite organizar seus documentos de estudo, tudo isso feito de forma sincronizada, ou seja, uma vez adicionado, você poderá acessar o arquivo de qualquer dispositivo, usando apenas seu login e sua senha, os arquivos podem ser adicionados manualmente ou pela extensão do navegador, essa extensão permite que documentos sejam adicionados à plataforma diretamente do navegador, sem a necessidade de realizar o download.

A plataforma também permite uma integração com o Microsoft Office Word, possibilitando a geração automática de referências, ou seja, será possível estudar o trabalho pela plataforma e referenciar no padrão da ABNT com apenas um click.

Todos os formatos de citação são configuráveis, permitindo que seja formatado para as mais diversas normas nacionais e internacionais.

Elsevier Researcher Academy

O Researcher Academy surge com o objetivo de aprofundar ainda mais os conhecimentos nessas plataformas, através da realização de webconferências com a emissão gratuita de certificados. No instagram a Elsevier, @laselsevier, são disponibilizados vários treinamentos nas plataformas supracitadas e outras, dicas para melhorar as chances para conseguir a publicação de artigos, otimização do fluxo de pesquisa, dentre outros temas extremamente relevantes.

Para conhecer mais sobre o assunto vocês podem acessar os vídeos do Momento Pesquisa no Canal do YouTube do PET Civil UFC, onde essas e outras plataformas essenciais são apresentadas e exploradas.

  1. O que você precisa saber sobre as plataformas ORCID e Lattes: https://youtu.be/xSYZ3OwxUao
  2. O que você precisa saber sobre o ResearchGate e o LinkedIn: https://youtu.be/bwp08UyWhjo
  3. O que você precisa saber sobre o Periódicos e Scopus: https://youtu.be/tqu3sxFtf-4

BIBLIOGRAFIA

Elsevier. ScienceDirect. Página Inicial. Disponível em <https://www.sciencedirect.com/>. Acesso em 04 de novembro de 2020.

Elsevier. Scopus. Página Inicial. Disponível em <https://www.mendeley.com/search/>. Acesso em 04 de novembro de 2020.

Elsevier. Mendeley. Página Inicial. Disponível em <https://www.scopus.com/search/form.uri?display=basic&zone=header&origin=>. Acesso em 04 de novembro de 2020.

Elsevier. Researcher Academy. Página Inicial. Disponível em <https://researcheracademy.elsevier.com/>. Acesso em 04 de novembro de 2020.

Capes. Portal de Periódicos. Página Inicial. Disponível em <https://www-periodicos-capes-gov-br.ez11.periodicos.capes.gov.br/index.php?>. Acesso em 04 de novembro de 2020.

Deixe um comentário