ALÉM DO QUE SE VÊ: O FEEDFORWARD COMO POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Escrito por: Giovanna Tifanni França da Silva

Não há dúvidas de que a capacidade de dar e receber feedback, principalmente o feedback construtivo, é considerada uma das soft skills mais essenciais para promover o engajamento e o desempenho das equipes. Os métodos de feedback, frequentemente utilizados para avaliação de equipes, incluem os mais comuns, como o feedback 360, o feedback sanduíche e o feedback canvas. Esses métodos normalmente dizem à pessoa como o seu desempenho está sendo percebido e como ela poderia agir de forma diferente ou até melhor.

Sendo assim, com as constantes mudanças que a sociedade e o ambiente profissional estão sofrendo, novas ferramentas aparecem para melhorar a avaliação, comunicação e o engajamento das equipes, como o feedforward.

Essa técnica, proposta por Marshall Goldsmith, coach e educador norte-americano, orienta as pessoas sobre o que deve ser melhorado antes mesmo de iniciar suas atividades, olhando para o futuro e mostrando o caminho para melhoria. Isso significa que é indicado com antecedência qual o comportamento desejado que se espera da outra pessoa colocando o foco em como alguém fará alguma coisa no futuro e não em como aconteceu no passado.

O feedforward não foca no que já passou e sim no que está por vir, já o feedback se trata de uma crítica construtiva que está relacionada com a observação de um comportamento ou atitude passada. A diferença com o feedback é um pequeno detalhe, mas fundamental. 

Nesse método, ao não olhar apenas para a ótica de uma situação passada, mas se concentrar no futuro, ir além do que se vê, vários efeitos positivos são proporcionados:

Incentivo às potencialidades

O feedforward enxerga o potencial de desenvolvimento que está presente em cada pessoa. A partir do momento que os profissionais compreendem a sua situação atual e reconhecem os pontos que precisam ser trabalhados, o feedforward passa a ser um fator de grande importância para potencializar o seu desenvolvimento e crescimento. 

Fonte da imagem: Freepik

Contribuição com a saúde mental

O feedforward acompanha o processo de crescimento e aprendizado promovendo a satisfação, segurança, inteligência emocional, produtividade e autoestima das pessoas. Como consequência, o trabalho é executado com maior êxito e o sentimento de realização pessoal e profissional torna a pessoa mais feliz e confortável com o que está fazendo.

Capacidade de autoconhecimento e definição de objetivos

O feedforward toma como base que as pessoas são agentes de sua própria mudança instigando-as a realizarem uma autorreflexão sobre onde querem chegar e o que desejam aprender (visão de futuro). Com isso bem definido e com o caminho indicado, as metas de evolução profissional e pessoal poderão ser atingidas.

Fonte da imagem: Freepik

Algumas empresas como a Netflix e o Google já implantaram essa ferramenta para a gestão e avaliação de suas equipes. Para aplicação do feedforward, alguns questionamentos simples e claros podem ser realizados como:

O que já se faz bem? 

Identificação de alguma habilidade que a pessoa já possui com o intuito de potencializá-la.

O que não se sabe fazer?

Importante estar aberto às mudanças e ter muita vontade de aprender para que assim novas competências e habilidades sejam desenvolvidas.

O que não devo mais fazer?

Identificação de atitudes que desencadeiam efeitos negativos no desempenho profissional e pessoal.

Desse modo, o feedforward vem como um forte elemento para melhorar o processo de feedback, complementando-o com uma visão diferente para melhorar ainda mais a relação entre pessoas, equipes e organizações. Além disso, olhar para frente é essencial neste mundo que está em constante mudança.

Referências:

Imagem de capa e do corpo do texto: Freepik

IBND. Feedforward: O que é e como usar essa ferramenta do Coaching?. Disponível em: https://www.ibnd.com.br/blog/feedforward-o-que-e-e-como-usar-essa-ferramenta-do-coaching.html. Acesso em: 13 jun. 2021.

SMARTLEADER. Feedforward ou feedback: quais as diferenças?. Disponível em: https://blog.smartleader.com.br/feedforward/. Acesso em: 12 jun. 2021.

SOLIDES. Feedforward: O que é e 5 dicas de como aplicar para acelerar o desenvolvimento profissional. Disponível em: https://blog.solides.com.br/feedforward/. Acesso em: 14 jun. 2021.

VC S/A. O pulo do gato não é o feedback, mas o feedforward Leia mais em: https://vocesa.abril.com.br/blog/armando-lourenzo/o-pulo-do-gato-nao-e-o-feedback-mas-o-feedforward/. Disponível em: https://vocesa.abril.com.br/blog/armando-lourenzo/o-pulo-do-gato-nao-e-o-feedback-mas-o-feedforward/#:~:text=Muitos%20chefes%20–%20e%20não%20líderes,para%20a%20pessoa%20se%20adequar.. Acesso em: 14 jun. 2021.VOITTO. Entenda o que é feedforward e como aplicá-lo em sua organização. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-feedforward. Acesso em: 12 jun. 2021.

Uma resposta para “ALÉM DO QUE SE VÊ: O FEEDFORWARD COMO POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s