De proteção militar a Sétima Maravilha do Mundo: A Muralha da China como um marco na história e na Engenharia

Escrito por: Louise Azevedo

Sendo uma das mais conhecidas e uma das principais maravilhas do mundo, a Muralha da China foi uma construção imperial que durou cerca de dois milênios, mas, diferente do que possa ser pensado inicialmente, a Grande muralha é uma junção de várias muralhas de muitos estados que foram construídas independentemente para proteger suas respectivas áreas. 

Figura 01 – Muralha da China

Fonte: https://segredosdomundo.r7.com/ 

Contexto Histórico

No filme Senhor dos Anéis, existem aproximadamente 10 reinos na chamada Terra-Média e cada um deles é liderado por um rei na qual sua principal missão é manter a integridade do seu povo e a proteção da sua área, sempre tentando conquistar mais riquezas a fim de deixar o reino cada vez mais valioso. Historicamente falando, as dinastias antigas da China não eram tão distintas, seus líderes de estado tinham objetivos muito parecidos e o principal deles era o de proteção de seus territórios já que era um período marcado por muitas guerras e conflitos.  

Dessa forma, o imperador Qin Shihuang decidiu dar início a um projeto de construção de muralhas para conter a invasão de povos nômades ao território e dar ocupação a dois grupos: soldados que voltaram das guerras sem um emprego fixo e homens que desobedeciam às ordens, e, com isso, outros estados chineses seguiram essa ideia tendo os mesmos objetivos. Essa construção perdurou ao longo de quatro dinastias: Zhou (1046 a 256 a.C.), Qin (221 a 207 a.C.), Han (206 a.C. até 220 d.C.) e Ming (1368 a 1644) e resultou em 8.851,8 quilômetros de extensão, 7,5 metros de altura e 3,75 metros de largura. 

Figura 02 – Mapa da Terra Média do filme senhor dos anéis

Fonte: https://uauposters.com.br/

Anos mais tarde, os reinos chineses foram unificados formando um único país e isso culminou na junção e expansão das grandes muralhas erguidas como forma de proteção, resultando no que conhecemos hoje como a Muralha da China. 

A construção

Como abordado anteriormente, a Grande muralha é uma junção das diversas muralhas que foram construídas pelas dinastias, dessa forma, podem ser encontrados diversos materiais e diversas técnicas construtivas dentro de toda a sua extensão. 

Se trata de um grupo de placas de 7 metros de espessura e 6 metros de altura, além de torres de vigilância, portões e passarelas distribuídas em toda a extensão, podendo ser encontrado elementos como: plantas, galhos, granito, tijolos de barro com argamassa de farinha de arroz, blocos de pedra e outros. São técnicas que, hoje em dia, teriam sido feitas de forma diferente, mas não se pode negar a grandiosidade que é a Muralha da China para tudo o que se entende por engenharia até hoje.

Figura 03 – Grande muralha chinesa

Fonte: https://monteseuprojeto.com.br/

  • Etapa 1: 

Foi marcada pela ideia de Qin Shi Huang sobre a unificação das muralhas já existentes, que ordenou ao general responsável que recrutasse todos os homens do império que se encaixassem nos pré-requisitos para trabalhar nessa obra que, até esse momento, protegiam os antigos estados separadamente. 

Dessa forma, muitos homens, dentre eles presos e opositores, foram em direção ao Norte da China para trabalhar e, por conta de condições climáticas e de saúde, aproximadamente 1 milhão de pessoas morreram durante a execução por conta das condições precárias.  

As técnicas utilizadas são avançadas para a época e isso contribuiu para que ela permanecesse com sua maestria até hoje. Para sustentar a construção das passarelas, primeiramente eram construídas as torres de observação e, entre elas, eram enfileiradas as armações feitas de madeira, sendo preenchidas com pedras e terra da região. Após repetir esse processo até chegar à altura adequada, esse material era devidamente compactado e as armações eram retiradas. Esse procedimento se assemelha muito as construções da atualidade, sendo diferenciadas pelos detalhes como ensaios prévios de granulometria, uso de concreto e aço ao invés de terra e madeira e dentre outros equipamentos e estratégias que ainda não eram conhecidos na época. 

  • Etapa 2: 

A construção da muralha se tornou um processo altamente doloroso para aqueles que participavam de forma ativa, dessa forma, após a morte do líder da dinastia, foram iniciadas diversas rebeliões o que resultou em um período de instabilidade e em desfalques na parte da muralha que já estava construída. Após a ascensão do imperador Han, a situação ficou um pouco mais amena e a muralha foi reconstruída sendo expandida ainda mais para o oeste, em direção ao Deserto de Gobi na China. 

Figura 04 – Fim da Muralha da China no deserto de Gobi 

Fonte: https://ecoviagem.com.br/

As técnicas construtivas após a ascensão da nova dinastia não foram tão distintas das que já estavam sendo usadas, mas, os trabalhadores perceberam a necessidade de se comunicar nesse período de instabilidade, assim eles passaram a usar sinais de fumaça, e de fogo no período noturno com o auxílio de esterco e palha, para comunicar qual a quantidade de homens que estavam atacando a muralha, como por exemplo: uma coluna de fumaça correspondia a um ataque com menos de 500 homens, duas colunas eram relacionadas a um ataque de 3 mil homens e assim sucessivamente. 

  • Etapa 3: 

Após o término da dinastia Han, a região passou pela administração de diversas outras dinastias e imperadores até chegar aos mongóis, quando a muralha passou por mais um período de instabilidade, mas agora decorrente do descuido dos novos líderes, quando a construção ficou esquecida, não teve progressão em sua construção e, além disso, teve partes destruídas pela ação do tempo e por ataques pontuais. A situação começou a normalizar quando se teve a reconquista pela dinastia Ming que passou a governar a região e alavancar as construções da Grande muralha em direção ao oeste. 

Essa dinastia foi primordial para que a muralha da China tivesse a imponência que tem nos dias atuais, foi nela que ocorreu a maior expansão e as técnicas construtivas mais ornamentadas e com maiores conhecimentos da engenharia e da arquitetura, permitindo que a construção pudesse ser feita em terrenos de inclinações muito superiores daquelas já trabalhadas anteriormente. Exemplos de técnicas que foram desenvolvidas nesse período foram os tijolos mais resistentes, feitos de barro aquecido a 1.150 °C e a argamassa feita de barro e farinha de arroz, sendo todos os materiais levados por carroças até os canteiros de construção. Tais métodos que, quando comparados as duas primeiras etapas, evoluíram muito, já que antes eram usados os materiais que eram encontrados por acaso no local em que a construção estivesse sendo feita. A muralha da China que se conhece atualmente é resultado do grande esforço e conhecimento que foi desenvolvido nesse período. 

Do feudo até os dias atuais

Com o final da dinastia Ming, também se encerraram as construções da Grande Muralha e foram aparecendo os primeiros sinais de mudança no tipo de governo e economia do país. Nesse período, foi possível perceber a mudança de sociedade feudal para o mercantilismo e, já que a muralha servia para fins militares, o aumento do comércio e da quantidade de homens livres, culminou na inutilidade da muralha. Algo importante a ser mencionado é que durante a dinastia Han, na etapa 2 da construção, a muralha já foi usada para fins econômicos, como para proteger a Rota da Seda que era usada por comerciantes que iam da China até o mar Mediterrâneo e tinha o objetivo de começar a firmar os primeiros contatos com outros países por meio da venda de pedras preciosas, seda e especiarias. 

Do século XX até os dias atuais, atividades culturais e de turismo começaram a tomar conta desse espaço, algumas partes da construção foram reparadas novamente e preparadas para a visitação e acontecimentos como grandes desfiles de moda que já aconteceram e levaram a grandiosidade da Muralha a diversas partes do mundo. 

Figura – Desfile de moda acontecendo na Muralha da China 

Fonte: https://g1.globo.com/

Bibliografia

HEXAG ONLINE. Porque a muralha da China foi construída. Disponível em: https://www.hexag.online/blog-noticias/muralha-da-china-por-que-foi-construida. Acesso em: maio de 2022. 

PMKB ARTIGOS. Grandes obras de engenharia: A Muralha da China. Disponível em: https://pmkb.com.br/artigos/grandes-obras-de-engenharia-a-muralha-da-china/. Acesso em: maio de 2022. 

HISTÓRIA. Muralha da China. Disponível em: https://www.coladaweb.com/historia/muralha-da-china. Acesso em: maio de 2022. 

MUNDO ESTRANHO. Como foi construída a Muralha da China. Disponível em:  https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-construida-a-muralha-da-china/. Acesso em: maio de 2022. 

Deixe um comentário