Engenharia histórica: o mistério por trás dos Moais da Ilha de Páscoa

Escrito por: Raul Victor Grangeiro

“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.”  

Essa frase de William Shakespeare faz muito sentido quando percebemos que existem curiosidades no mundo que jamais vemos ou imaginamos, ou seja, que estão distantes da nossa ‘bolha’.  

Contexto Histórico

Desde o início do milênio, pelo mundo, já foram descobertos diversos monumentos históricos que, por anos, estiveram escondidos da sociedade. Mesmo assim, quando descobertos, ainda passaram a apresentar mistérios não resolvidos que, até hoje, estão sob olhares de pesquisadores.  

Com isso, a pergunta “Como esse negócio foi parar aí?” vem à tona em alguns casos. A Ilha de Páscoa – Rapa Nui, localizada no sul do Oceano Pacífico – é um exemplo de local pouco habitado que apresenta monumentos históricos não tão percebidos pela sociedade. Nela, existem cerca de 887 enormes estátuas de pedra, conhecidas como moais

Figura 1: Moais de tamanhos menores. 

Fonte: https://oeco.org.br/reportagens/29254-clima-desmatamento-e-colapso-a-ilha-de-pascoa-e-voce-amanha

A história por trás

Construídos pelos seus habitantes nativos – o povo Rapanui – entre os anos de 1250 e 1500, os moais são a atração turística mais importante e marcante da Ilha, por serem obras-primas do ser humano. Porém, até hoje, não se sabe ao certo o porquê de sua existência, fazendo com que teorias sejam levantadas por pesquisadores e pelos demais visitantes polinésios. A principal razão, por enquanto, é que as estátuas foram construídas para finalidades religiosas, uma vez que estariam representando os deuses de Rapa Nui, bem como os primeiros habitantes locais. 

Contudo, uma dúvida que perdura pelo público que já as observaram é: “Como as estátuas pararam na Ilha e quem as deixou?” 

As Cabeças da Ilha de Páscoa apresentam, em média, 4,5 metros, o que equivale a quase ⅕ do tamanho da maior das estátuas, com 21 metros de altura e 270 toneladas de peso. Além disso, um fato que surpreende é o material em que foram construídas, composto por pedras vulcânicas, escória vermelha e basalto. Com isso, é possível imaginar a dificuldade para poder locomover uma estrutura de tal porte.

Figura 2: Moais de tamanhos maiores. 

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/10/estatuas-misteriosas-da-ilha-de-pascoa-ganham-nova-explicacao.html 

E aí vem mais uma curiosidade: os 887 moais estão distribuídos em locais distintos da Ilha de Páscoa, onde alguns grupos podem conter até 250 estátuas semelhantes. Além disso, a forma em que estão posicionados também é algo a se refletir, pois algumas das estátuas possuem a sua frente voltada para o mar da ilha, enquanto outras estão de costas para tal. A teoria existente aqui é que as cabeças posicionadas de frente para o mar teriam o objetivo de proteger as civilizações habitantes à época. Incrível, né? 

Figura 3: Distribuição dos Moais pela Ilha de Páscoa. 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/ilha-de-pascoa/

O grande mistério de engenharia

Bom, que as estátuas da Ilha de Páscoa são interessantes a gente consegue perceber, pois todo o contexto histórico envolvido é fascinante. Mas uma coisa que nós também sabemos é que, no século em que foram construídas, não existiam máquinas que pudessem transportar tais pedras por toda a ilha. A topografia existente, por sua vez, também deve entrar em discussão, visto que o local onde a ilha se concentra é totalmente irregular e acidentado. 

No objetivo de testar as teorias existentes sobre o transporte dos moais, alguns pesquisadores engenheiros propuseram um método, que consistia na construção de uma réplica das estruturas que pudesse ser utilizada como “cobaia” no teste. Com isso, os indivíduos amarraram uma corda em torno da base da réplica e, no auxílio de mais algumas pessoas, tentaram mover a estátua, balançando-a de um lado para o outro. E conseguiram realizar a simulação. Mas uma coisa é certa: caso a hipótese seja verdadeira, o povo Rapanui deve ter sofrido um tanto com tal transporte. 

Figura 4: Ilustração do transporte de Moais pelo povo Rapanui. 

Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-os-moais-da-ilha-de-pascoa-foram-construidos/

Até onde vai o mistério?

Diante disso, é comum imaginar que atualmente existem meios os quais explicam a origem dos monumentos históricos. Porém, a tecnologia que existe hoje é outra, nunca pensada em meados do século XIII. Por isso, muitos pesquisadores ainda sonham em encontrar razões que justifiquem a existência dos moais da Ilha de Páscoa. O que se imagina é fascinante e cultural, e pode ser que passe a retratar mais coisas do que pensamos, como acredita-se que acontecia com o povo Rapanui. Contudo, essa e demais respostas, só irão ser concretizadas com a base de muita história e pesquisa envolvida. Até lá, cabe a nós admirarmos as estátuas e observarmos a engenharia por trás de cada uma. 

SCapa: Turista observando os Moais na Ilha de Páscoa. 

Fonte: https://www.umviajante.com.br/chile/quando-ir-para-a-ilha-de-pascoa-clima-qual-a-melhor-epoca

Referências 

Ilha de Páscoa: características, história e mistérios. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/ilha-de-pascoa/>. Acesso em 25 mai 2022. 

Schurmann, Heloisa; Schurmann, Vilfredo: Clima, desmatamento e colapso: a Ilha de Páscoa é você amanhã? O eco. Disponível em: <https://oeco.org.br/reportagens/29254-clima-desmatamento-e-colapso-a-ilha-de-pascoa-e-voce-amanha/>. Acesso em 25 mai 2022. 

Estátuas misteriosas da Ilha de Páscoa ganham nova explicação. Revista Galileu – Rede Globo. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/10/estatuas-misteriosas-da-ilha-de-pascoa-ganham-nova-explicacao.html>. Acesso em 26 mai 2022. 

DEURSEN, Felipe van. Como os moais da Ilha de Páscoa foram construídos? Revista Super Interessante, Edição Abril. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-os-moais-da-ilha-de-pascoa-foram-construidos/>. Acesso em 26 mai 2022. 

FRANZÓI, Robson. Quando ir para a Ilha de Páscoa: o clima e qual a melhor época. Um viajante. Disponível em: < https://www.umviajante.com.br/chile/quando-ir-para-a-ilha-de-pascoa-clima-qual-a-melhor-epoca>. Acesso em 26 mai 2022. 

Deixe um comentário