Eólicas offshore e o seu alto potencial de geração de energia na costa marítima do Ceará 

Escrito por: Giovanna Tifanni França da Silva 

Não é nenhuma novidade o quão importante tem se tornado o investimento em fontes de energias renováveis. Em todo o mundo, existe uma preocupação quanto forma de geração de energias devido à série de mudanças climáticas que a humanidade está sofrendo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2030, cerca de 670 milhões de pessoas não terão acesso à energia elétrica. Devido à importância do acesso universal à energia, as fontes de energia sustentável são o tema inerente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. O ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, tem como objetivo: 

“Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.”

 Sabe-se que cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por uma grande massa água chamada de oceano. Dessa forma, novas alternativas ao uso de matrizes energéticas não poluentes vêm sendo exploradas nos últimos tempos como as usinas eólicas offshore, que visam cada vez mais o desenvolvimento sustentável em prol do meio ambiente e da economia. 

O que são as usinas eólicas offshore?

Essa fonte de energia se caracteriza por ser limpa e renovável e o seu processo de geração de energia leva em consideração a força dos ventos em alto-mar, isso porque os ventos marítimos apresentam maiores velocidades e não encontram obstáculos em seu caminho. Para isso, são construídas estruturas eólicas enormes e com uma certa complexidade estrutural.

Imagem 1 – Torres eólicas offshore

Moinho de vento de metal

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Fonte: Adobe Stock 

A estrutura usualmente encontrada para turbinas offshore possui duas partes distintas: uma situada sobre o nível do mar e bastante semelhante às que se encontram acima do terreno nas estruturas onshore, e outra situada no nível do mar e abaixo da linha d’água, denominada “Fundação”. Assim, a fundação offshore é definida como toda a estrutura de suporte para a instalação da turbina eólica no mar, ou seja, toda a estrutura de sustentação (EPE, 2020). 

Atualmente, existem dois tipos de fundações que se diferenciam devido a profundidade de instalação. As fundações do tipo fixas são utilizadas para lâminas d’água menores, e as flutuantes para profundidades maiores. O mais utilizado dentre os tipos abaixo é a fundação fixa de Monopile, que apresenta uma simplicidade estrutural e uma competitividade no mercado. 

No entanto, as áreas com elevado potencial eólico são caracterizadas por estarem em profundidades maiores. Dessa forma, surgem as fundações flutuantes que, apesar das vantagens de se ter menos impacto ao fundo do mar e uma estrutura menos robusta, apresentam um alto custo de instalação. 

Imagem 2 – Tipos de fundações: fixas e flutuantes 

Fonte: IRENA, 2018.

Potencial cearense 

O Brasil é um país que tem uma boa localização geográfica que apresenta grande potencial para a geração de energia por meio de usinas eólicas offshore, principalmente no Nordeste, onde a presença dos ventos alísios são peças-chave muito importantes da qualidade do projeto. Dentre essas áreas com maior potencial, o estado do Ceará é um dos mais promissores e com investimentos planejados para um futuro não tão distante.  

O regime de ventos no litoral do Ceará é influenciado pela Zona de Convergência Intertropical – ZCIT – uma zona global de baixa pressão que ocorre na região Tropical próxima à Linha do Equador, criando os ventos alísios de nordeste e sudeste.

Imagem 3 – Áreas potenciais do Brasil 

Mapa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Fonte: ESMAP, 2019. 

Sendo assim, após a regularização dessa prática energética por meio de licenciamentos ambientais, muitas empresas internacionais e algumas nacionais estão procurando a região para implantação de eólicas offshore. O estado do Ceará conta com os seguintes empreendimentos planejados: 

Tabela 1 – Empreendimentos em análise

Empreendimento Município Empreendedor Potencial 
Caucaia Caucaia BI Energia 576 MV 
Asa Branca Amontada Eólica Brasil 400 MV 
Camocim Camocim BI Energia 12,000 MW 
Dragão do Mar Acaraú Qair Brasil 1216 MV 
Morro Branco Beberibe Alpha Wind 5.100 MW 
Fonte: Diário do Nordeste.

Imagem 4 – Mapeamento dos empreendimentos 

Fonte: Diário do Nordeste, 2022. 

Tais empreendimentos colocam o Ceará como grande protagonista da expansão dessa nova forma de energia no país e apresentam um acúmulo energética em cerca de 11,5 MW de potência instalada que também podem ser usadas como insumo na produção de outras fontes de energia limpa como o hidrogênio verde. 

Essa é uma fonte de energia renovável que está sendo desenvolvida em todo o mundo e com uma boa perspectiva de mercado. Sendo assim, é importante o investimento dos países nessas e em alternativas, para que os efeitos sejam vistos de uma perspectiva global. 

Referências:

IPEA. ODS 7 – Energia acessível e limpa. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods7.html . Acesso em: 31 mai. 2022. 

EPE, 2020. RoadMap Eólica Offshore do Brasil, EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE), Ministério de Minas e Energia, 2020. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-456/Roadmap_Eolica_Offshore_EPE_versao_R2.pdf. Acesso em: 31 mai. 2022. 

ESMAP, 2019. Going Global: Expanding Offshore Wind to Emerging Markets. Washington, DC: World Bank. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/716891572457609829/pdf/Going-Global-Expanding-Offshore-Wind-To-Emerging-Markets.pdf . Acesso em: 31 mai. 2022. 

IRENA – International Renewable Energy Agency. Offshore innovation widens renewable energy options. 2018. Disponível em: https://www.irena.org/-/media/Files/IRENA/Agency/Publication/2018/Sep/IRENA_offshore_wind_note_G7_2018.pdf?la=en&hash=B186614D923AB1F0A07D7285612C4B037057A0C0  . Acesso em: 31 mai. 2022. 

DIÁRIO DO NORDESTE. Como a regulamentação das eólicas offshore vai impactar a vida das pessoas no Ceará. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/como-a-regulamentacao-das-eolicas-offshore-vai-impactar-a-vida-das-pessoas-no-ceara-1.3185122 . Acesso em: 2 jun. 2022. 

DIÁRIO DO NORDESTE. Usina eólica em alto-mar no Ceará terá investimento de R$ 50 bilhões. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/victor-ximenes/usina-eolica-em-alto-mar-no-ceara-tera-investimento-de-r-50-bilhoes-1.3206443 . Acesso em: 2 jun. 2022. 

IBERDROLA. O que é a energia eólica offshore. Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/como-funcionam-os-parques-eolicos-offshore . Acesso em: 1 jun. 2022. 

 

Deixe um comentário