Desenvolvimento sustentável: A engenharia no contexto da pandemia

Escrito por: Carolina Lopes

A pandemia Covid-19, até o atual momento, sucedeu uma grande perda de vidas e meios de sobrevivência no mundo todo. Assim, grandes esforços foram feitos para a realocação de recursos nacionais para proteger vidas e reduzir os impactos econômicos e de saúde da pandemia.

Apesar disso, principalmente em países de baixa renda, ainda existem locais com altas densidades, os quais o distanciamento social é inviável e, somando-se a isso, muitas pessoas ainda vivem com más condições ambientais e falta de acesso a serviços básicos, o que resulta em quase um bilhão de pessoas desassistidas em meio a pandemia. 

A infraestrutura é um ramo de grande importância na realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 167 metas (EAP, 2020) da ONU. No atual contexto, ainda é possível abordar os ODS através dos investimentos em infraestrutura e atingir a parcela da sociedade que vive em situações precárias, as quais não permitem as mínimas condições para a implementação das regras de convivência em prevenção ao Covid-19.

Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/desenvolvimento-sustentavel-e-meio-ambiente/134-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods

Com a urgência que a pandemia trouxe de maiores investimentos na infraestrutura, a atuação dos engenheiros tornou-se mais necessária no desenvolvimento de soluções de alta qualidade, sensíveis à natureza, de baixo custo e contextualmente adequadas.

As áreas de atuação incluem serviços de água e saneamento em rede, redesenho de vias de acesso, medidas de mitigação de enchentes, gestão de resíduos sólidos e acesso a eletricidade e serviços de comunicações. Ao integrar essas soluções, as cidades estarão mais bem preparadas para conter futuras pandemias, reduzindo significativamente as vias de transmissão potenciais para doenças infecciosas nas populações locais.

Comparando a atual crise devido à pandemia com a crise financeira global de 2008, os países que se recuperaram mais rapidamente investiram em setores relacionados à economia verde e obtiveram ótimos resultados na taxa de geração de empregos, a qual foi o dobro da taxa de outros países para a mesma quantidade de estímulo fiscal.

Assim, é possível citar países que estão se recuperando da pandemia com investimentos sustentáveis:

Coreia do Sul e Etiópia

Entre 2009 e 2010, a Coreia do Sul apresentou um desenvolvimento positivo. O país atribuiu isso aos seus investimentos em transporte sustentável e infraestrutura verde, como o aumento do subsídio em telhados solares para até 50% de seu custo e pretende continuar os investimentos nesse ramo. Já a Etiópia planeja uma recuperação econômica verde com resiliência e digitalização como temas, de acordo com Helen Mountford, diretora de programa do novo projeto de economia climática do World Resources Institute (WRI) (WRI, 2020).

O Fórum Econômico Mundial (2020) está entre aqueles que afirmam que os pacotes de estímulo não devem apoiar projetos de combustíveis fósseis fracassados ​​que utilizam modelos econômicos desatualizados e tecnologias do século passado.

China

A China, primeiro país atingido pela Covid-19, visa agora a mudança para a recuperação econômica. Li Fang, representante chefe do WRI China, disse que o país pretende investir em novas infraestruturas como conexão à rede de ultra-alta tensão para facilitar a energia renovável, transporte intermunicipal e estações de carregamento de veículos elétricos, 5G, inteligência artificial e internet industrial. Li, que foi secretário-geral adjunto do Conselho Chinês para Cooperação Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, disse que a China está olhando para cinco fluxos de trabalho para a recuperação: alimentos, água e energia; adaptação ao clima urbano; a economia circular; nova infraestrutura de transporte; e armazenamento de energia.

Bibliografia

PARIKH, Priti. MATTHEWS, Petter. Making the world better post-Covid. 2020. Disponível em: <https://www.ice.org.uk/news-and-insight/the-civil-engineer/august-2020/making-the-world-better-post-covid>. Acesso em: 19 de Outubro de 2020.

THORPE, David. Green construction jobs: the path to economic recovery. 2020. Disponível em: <https://www.ice.org.uk/news-and-insight/the-civil-engineer/july-2020/green-construction-jobs-path-to-economic-recovery>. Acesso em: 19 de Outubro de 2020.

Uma resposta para “”

Deixe um comentário